Em tempos turbulentos, onde a mudança é inevitável, faz sentido fortalecer a sua capacidade de adaptação. Uma das formas de o conseguir é desenvolvendo a capacidade de resiliência, e a forma como permanecer saudável sobre stress.
Líderes resilientes têm um forte sentido de vida e compromisso com o trabalho, um maior sentido de controlo e estão mais abertos a mudanças e desafios. Embora não imune aos efeitos negativos do stress, alguém que é muito hardy é fortemente resiliente. Tendem a interpretar experiências stressantes e dolorosas como um aspeto normal da existência, como fazendo parte da vida que é geralmente interessante e valiosa.
Desenvolver a capacidade de resiliência enquanto líder e encorajar um local de trabalho resiliente é um dos passos para o sucesso numa organização. Baseada na pesquisa de Paul Bartone, em organizações militares, foram identificadas quatro estratégias que permitem aos líderes desenvolver a sua capacidade de resiliência e das suas equipas.
Demonstre um forte sentido de compromisso, controlo e desafio ao responder a circunstâncias stressantes
Em alguns momentos, o stress pode ser valioso e eventos stressantes podem proporcionar a oportunidade de aprender e crescer. Os colaboradores observam de perto os seus líderes e tendem a seguir o seu exemplo. Seja visível. Demonstre a sua paixão pelo trabalho e interesse por quem o realiza. Isto lembra a todos a importância do seu papel e da sua função para a organização. Quando surgem crises ou situações desafiadoras, estas podem ser oportunidades de ouro para os líderes demonstrarem uma resposta resiliente ao stress.
É importante demonstrar uma abordagem calma. Avaliar a situação, desenvolver um plano de ação para lidar com ela, e mostrar interesse em aprender com a experiência.
Como grupo, discuta os erros e os fracassos de uma forma positiva
Por exemplo, aceitamos a responsabilidade pelos erros e procuramos aprender com eles? Ou culpamos os outros e evitamos a responsabilidade (e a aprendizagem)? Os líderes constroem resiliência estabelecendo padrões elevados, ao mesmo tempo que abordam os erros e falhas como oportunidades para aprender e melhorar.
Embora a maior parte desta influência de “fazer sentido” ocorra através de interações e comunicações normais do dia-a-dia, também pode ocorrer no contexto de análises ou debriefings mais formais “após a ação”, que focam a atenção nos eventos como oportunidades de aprendizagem e criam construções positivas partilhadas e respostas a esses eventos.
Capitalize o sucesso do grupo, proporcionado reconhecimento, prémios e oportunidades que reflitam os resultados positivos, tais como fotografias, divulgação na newsletter da empresa, prémios como o colaborador ou a equipa do mês, entre outros.
Proporcione oportunidades regulares para feedback de desempenho construtivo
Este feedback proporciona oportunidades de crescimento e aprendizagem, quando apropriado. Certifique-se que os membros da sua equipa recebem o feedback e que estão preparados para implementar medidas construtivas quando necessário.
Estabelecer metas e padrões razoáveis pode ajudar a manter a equipa desafiada. Também é importante mostrar que, enquanto líder, está aberto a feedback e mudança. Isto significa proporcionar aos colaboradores oportunidades significativas para expressarem a sua opinião.
Proporcione oportunidades para socializar e interagir no trabalho e fora do trabalho
No local de trabalho, proporcione áreas confortáveis onde os trabalhadores possam encontrar-se informalmente, como espaço para almoço e salas de descanso. Promova atividades de equipa fora do local de trabalho, como competições desportivas, projetos de solidariedade social, e viagens para desenvolvimento educacional ou profissional. Estas atividades ajudam a promover a coesão organizacional e o compromisso social.
O apoio social dos colegas de trabalho é um elemento importante para lidar positivamente com o stress e reforçar um mindset de resiliência. A forma como entendemos a experiência pode ser contagiosa em grupos sociais.
A forma como vivenciamos a experiência pode ser contagioso nos grupos sociais. Neste sentido, construa uma cultura de trabalho onde lidar com o stress de forma construtiva e resiliente seja a norma.
Artigo original: Build “Hardiness” Into Your Organizational Culture