O Workshop
As emoções estão, então, presentes na nossa ação diária e nas decisões que tomamos. E ainda assim as tentamos relevar ou ignorar.
A boa notícia é que é possível desenvolver a Inteligência Emocional e este desenvolvimento terá impactos a nível pessoal e profissional.
A P4S, enquanto representante em Portugal da MHS -Multi-Health Systems (empresa internacional líder na área da psicometria, nomeadamente em Inteligência Emocional, e que figura no “2017 Top Assessment and Evaluation Companies”) abre a oportunidade ao público em geral de conhecer e aprender a gerir as suas emoções.
Através deste workshop, serão criadas as condições necessárias para a tomada de consciência e fornecidas ferramentas/estratégias para abandonar velhos hábitos e aprender novos comportamentos.
Como seres sociais que somos, iremos também aprender a identificar as emoções nos outros, de forma a construir melhores relações.
Os participantes terão, ainda, a opção de realizarem o assessment EQ-i2.0 e receberam os seus resultados numa sessão individual de feedback.
PORQUÊ A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
A pressão do dia-a-dia, os prazos para cumprir, as pessoas com quem nos relacionamos, as decisões que temos de tomar. Tudo isso despoleta reações emocionais em nós que nem sempre compreendemos. As emoções existem e estão presentes em tudo o que fazemos, não há como o negar se a própria Ciência nos mostra as evidências. A questão é: como podemos (con)viver com as nossas emoções de forma saudável e construtiva?
A Inteligência Emocional permite precisamente aprender a transformar reações emocionais potencialmente destrutivas em respostas construtivas. Tudo começa pela tomada de consciência sobre as nossas próprias emoções, sendo este um fator crucial de sobrevivência dentro e fora das organizações.
Para quê a Inteligência Emocional?
Quantas vezes já deu por si a desejar não ter reagido daquela maneira com o seu filho? Quantas vezes já se questionou sobre a melhor forma de tomar aquela decisão tão importante? E no trabalho, as relações têm de ser sempre assim tão difíceis?
Todas estas situações têm um denominador comum: as emoções. Aprender a geri-las é o pressuposto base para usufruir de um maior bem-estar geral e de uma vida mais realizada. Os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados em diversos contextos:
Desenvolvimento pessoal
Relação com os outros
Desenvolvimento organizacional
Liderança
Gestão de equipas
Metodologia
Presencial (1 dia)
Programa
· Conhecer as minhas emoções
A anatomia das emoções
As emoções primárias e secundárias
Emoções, pensamentos e comportamentos
A Neuroplasticidade
A consciência das minhas emoções
· A expressão das minhas emoções
Auto-expressão
· O reconhecimento das emoções dos outros
Empatia
Relações interpessoais
· Inteligência Emocional
· Plano de ação
Competências
No final da formação, os participantes serão capazes de:
· Tomar consciência e aprender a gerir as suas emoções em diferentes contextos;
· Compreender como as emoções e pensamentos influenciam os comportamentos;
· Desenvolver estratégias de gestão inteligente das emoções;
· Perceber as competências relacionadas com consciência social e relações interpessoais eficazes;
· Identificar áreas de melhoria e respetivas estratégias de desenvolvimento.