O que é o MBTI®?
O “Myers–Briggs Type Indicator” (MBTI®) é uma ferramenta que permite entender de forma positiva as diferenças entre as pessoas, através da compreensão de cada tipo de personalidade e das características que lhes estão associadas. O auto-conhecimento é o primeiro passo neste processo. É indispensável perceber o próprio estilo de personalidade no contexto de trabalho: o estilo de liderança, o estilo de aprendizagem e de motivação preferidos, as dificuldades vividas, a resiliência aos obstáculos, etc. A partir daqui começa todo um processo de trabalho com sugestões para o desenvolvimento de cada colaborador, ativando todo o seu potencial de comunicação e criando novos paradigmas de abordagem na resolução de problemas.
A origem
O Myers – Briggs Type Indicator (MBTI®) é um indicador de características (preferências) pessoais inatas, que tem como base a teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung.
O objetivo do MBTI® é fazer com que a teoria dos tipos psicológicos descritos por Jung seja compreensível e útil na vida das pessoas:
“A perceção envolve todas as formas de tornar-se consciente de coisas, pessoas, acontecimentos, ou ideias. Julgamento envolve todas as formas de chegar a conclusões sobre o que foi percecionado. Se as pessoas divergem sistematicamente no que foi percecionado e na forma como chegam às suas conclusões, então o mais razoável é também divergirem de forma correspondente nos seus interesses, reações, valores, motivações e capacidades.”
Vários estudos científicos comprovam a teoria de que não somos uma “tabula rasa”, temos traços de personalidade diferentes e o meio ambiente, os contextos que nos envolvem têm uma forte influência na construção da nossa identidade, nunca desaparecendo a essência que nos define enquanto seres singulares na pluralidade.
Áreas de aplicabilidade
Comunicação
Gestão de conflito
Resiliência
Tomada de decisões
Gestão de stress
Desenvolvimento de carreira
Trabalho de equipa
Influência
Inteligência emocional
Gestão de pessoas
Gestão de mudança
Gestão de projectos
Vendas
Liderança