O que é a Inteligência Emocional?
A Inteligência Emocional (IE) constitui uma referência privilegiada para o autoconhecimento, a auto-regulação, a compreensão e a regulação das relações interpessoais. A Inteligência Emocional explica, assim, porque é que algumas pessoas com um QI mais elevado podem não ser gestores tão bem sucedidos como aqueles com um QI médio, uma vez que a IE mede a capacidade de lidar com as pressões e exigências diárias
“Um conjunto de habilidades emocionais e sociais que determinam a forma como nos compreendemos e expressamos, desenvolvemos e mantemos relações sociais, lidamos com desafios, e usamos a informação emocional de uma forma efetiva e eficaz”
É um preditor de sucesso na vida e no trabalho, com um enorme impacto no local de trabalho e inúmeras aplicações em áreas como Recrutamento, Coaching, Planos de Sucessão, Desenvolvimento e Resolução de Conflitos.
O EQ-i2.0 mede a interação entre o indivíduo e o ambiente envolvente em que opera. Medir e avaliar a inteligência emocional individual ajuda a identificar áreas de desenvolvimento potencial bem como as melhores medidas para o fazer. Tipicamente, daqui resultam melhorias impressionantes na performance, interação com outros e potencial de liderança. O EQ-i2.0 identifica estas áreas de desenvolvimento e fornece estratégias segmentadas em função dos resultados individuais que o tornam uma ferramenta desenvolvimento muito efetiva.
Assim como o EQ-i 2.0, o EQ360 mede as áreas do Quociente Emocional mas tendo em conta as perceções das pessoas à sua volta, combinando a auto-perceção com as perceções dos outros que o conhecem bem.
O EQ360 tem várias vantagens quer para as organizações, pois fornece feedback aos colaboradores acerca da forma como poderão aumentar a sua eficácia, quer para os indivíduos, porque permite identificar “áreas cegas” e focar o seu desenvolvimento onde realmente terá o maior impacto.