No passado, a inteligência emocional dos colaboradores não era uma propriedade na lista de qualificações, especialmente para líderes. No entanto, a forma como o mercado mudou, e como nos conectamos a nível emocional está a tornar-se muito mais relevante.
É fundamental que os líderes das empresas compreendam a conexão emocional que o público tem com os serviços, produtos e, mesmo, com a empresa como um todo. A mais recente tendência da Fjord Trnds 2020 fala de “pessoas líquidas” e o porquê de ser importante criar equipas de insights humanos, em vez de insights de consumidores.
Tudo isto traduz a conclusão que, mais do que nunca, se quiser liderar a sua empresa com sucesso, ou expandir a sua startup, precisará de compreender o que são as conexões emocionais e como elas o podem impulsionar.
Como é que o EQ é um KPI para as conexões emocionais?
O EQ é um termo que descreve a inteligência emocional que as pessoas têm, no local de trabalho, entre si, com os clientes e os consumidores. Impulsiona as relações que os indivíduos constroem entre si, podendo ser aplicado fora do local de trabalho.
No geral, acredita-se que o EQ tenha quatro características distintas: a autoconsciência (estar consciente de como reagimos em determinadas situações), autogestão (como aplicamos a autoconsciência), a consciência social (como percebemos os sentimentos dos outros, no contexto do seu ambiente) e a gestão social (como aplicamos a consciência social, de forma a ter interações frutíferas com os outros).
Como é que o EQ contribui para líderes mais bem-sucedidos?
A forma como as pessoas se conectam permite-lhes compreender o que os outros estão a vivenciar, o que pode ser um meio perfeito de ajudar a resolver as questões problemáticas de alguém. Líderes com altos níveis de inteligência emocional geralmente percebem como as pessoas ao seu redor observam, reagem e respondem.
Saber responder adequadamente em todas as situações, em privado ou em grupo, permite melhores experiências com quem nos rodeia. Como líderes, queremos criar a melhor experiência possível para os colaboradores, de forma a que essas experiências se espelhem no modo como estes lidam com os clientes e consumidores. Que por sua vez, podem ajudar a construir relacionamentos positivos e confiáveis com os clientes.
Onde é que o EQ pode ser utilizado nas empresas atualmente?
O melhor da Inteligência Emocional é que tem inúmeras aplicações. Pode ser usada para inspirar um maior desempenho, desenvolver novos produtos e serviços ou a melhorar as oportunidades de desenvolvimento pessoal. Também pode ser aplicada na prevenção do burnout, uma vez que as pessoas que aprendem a gerir as suas emoções, geralmente, são menos sobrecarregadas e beneficiam de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Um elevado EQ pode beneficiar todos os membros de uma empresa, desde o CEO até à mais recente contratação. Porém, quando se trata de ajudar a melhorar a experiência dos colaboradores, os líderes precisam de compreender e utilizar regularmente o EQ. Qual a razão? Quando consegue compreender como estão os seus colaboradores, quer na empresa, quer nos clientes, é capaz de ajudar de uma forma mais eficaz. Pode inspirá-los a lutar por uma maior satisfação e dar-lhes desafios que os permitam sentir que são capazes de realizar algo ainda maior.
Três formas de melhorar as conexões emocionais
Para muitos líderes, a questão não é tanto sobre o porquê que as emoções são importantes, mas sim como desenvolver melhores ligações emocionais. Apresentamos três práticas que pode facilmente adotar.
Café Surpresa: escolha um colaborador da sua equipa e marque um café. Tenha uma conversa de 20 minutos sobre a forma com as coisas estão a correr. Demonstre interesse sincero. Esta não é uma conversa sobre factos e números, objetivos ou clientes difíceis. É sobre o seu colaborador e o que lhe vai na mente. Pode ficar surpreendido com que lhe tem a dizer.
Maratona de Escuta: pratique a sua competência de escuta ativa em larga escala, envolvendo, mensalmente, a sua equipa numa maratona de escuta. Esta é uma reunião – de preferência no exterior – onde duas pessoas da sua equipa vão caminhar durante 30 minutos. Nos primeiros 15 minutos, uma pessoa fala, e a outra só faz perguntas – sem comentários, sem contar histórias – e pratica a escuta ativa. Nos restantes 15 minutos, trocam de papéis. No final do mês, realize uma reflexão com a equipa sobre o aprendeu coletivamente.
Quadro de Gratidão: adote um quadro de gratidão, em que todos os membros da equipa sejam solicitados a publicar, todos os dias, uma nota sobre pelo que estão gratos. Pode estar relacionado com trabalho, colegas, clientes, o espaço físico da empresa, eventos, etc. O objetivo é adquirir consciência das suas emoções e praticar o pensamento positivo.
A inteligência emocional pode ser desenvolvida
Se não sente que tem uma compreensão tão sólida sobre a inteligência emocional quanto desejaria, então saiba que a pode aprender e desenvolver. Pode ainda compreender melhor o que faz as pessoas responderem da forma como o fazem e como ajudar os seus colaboradores a usá-lo a seu favor. Mas isto não é uma ferramenta ou um plugin que possa simplesmente instalar. Mas não é uma ferramenta que se pode comprar. É preciso dedicação, paixão e um verdadeiro interesse pelos seres humanos, de forma a aumentar as suas ligações emocionais.
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Artigo Original: How To Identify And Practice Emotional Intelligence In The Workplace