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6 formas de usar o MBTI para construir uma empresa mais forte

21 Março, 2017 por P4S

People Matters - Sessões de feedback

 

Os desafios que as organizações enfrentam na sua gestão diária podem tornar-se um pouco mais simples se começarmos por desenvolver a auto-consciência de cada um. O MBTI é uma abordagem preciosa neste caminho. Veja como uma ferramenta psicométrica com mais de 3,5 milhões de questionários aplicados todos os anos o pode ajudar a construir uma empresa mais forte.

 

Os líderes sabem que os ativos mais preciosos da sua organização são as suas pessoas. Mesmo quando têm um sistema sofisticado de recrutamento e seleção, garantir que a sua equipa ou equipas estão alinhadas e que tem as pessoas certas nas posições corretas é um fator crítico para o crescimento do negócio. É aqui que entra o MBTI.

MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é o instrumento de personalidade mais usado no mundo, com mais de 3,5 milhões de questionários administrados a cada ano. A personalidade, para o propósito do questionário, inclui o comportamento, os traços e as caraterísticas de um indivíduo, baseando-se nas teorias do psicólogo Carl Jung. Um dos princípios do modelo de Carl Jung, “Psychological Types”, é de que cada um de nós tem um desejo inato de crescer e parte do nosso crescimento vem de compreender, individualmente, como atuamos no mundo.

Cerca de 80% das empresas Fortune 100 contam com este tipo de questionários para construir equipas mais fortes, eficientes e saudáveis dentro das organizações. A informação obtida através de ferramentas de personalidade ajuda as empresas a compreender melhor os seus colaboradores, as forças, fragilidades e a forma como percebem e processam a informação. Existem 16 tipos MBTI e, assim que seja determinado, um colaborador normalmente tem uma melhor compreensão acerca da melhor forma de abordar o trabalho, gerir o seu tempo, resolver problemas, tomar decisões e lidar com o stress.

Apresenta-se, de seguida, a forma como a utilização da informação do MBTI pode ser usada para construir organizações mais fortes e bem-sucedidas.

1 – Construir equipas

Os resultados do MBTI revelam muito acerca da forma como cada membro da equipa gosta de trabalhar e com quem irão colaborar mais efetiva e eficientemente. Os managers, ao juntar uma equipa, podem usar a informação do MBTI para garantirem que os tipos de personalidade não chocam entre si, assim como que as forças e fraquezas se complementam.

Teams in organizations MBTI P4S - People for Success

2 – Facilitar a comunicação

Qualquer pessoa que já tenha sido um gestor de projeto sabe que os seus maiores desafios não são necessariamente técnicos ou de orçamento mas sim as personalidades. Se os membros da sua equipa conhecerem o seu próprio tipo de personalidade, bem como o dos outros membros da equipa, vão compreender as melhores formas de comunicar entre si. E, enquanto gestor, será mais fácil para si comunicar com a equipa porque compreenderá como cada pessoa funciona melhor e o que precisa para fazer bem o seu trabalho.

 

3 – Motivar os colaboradores

Os gestores experientes sabem que não é possível motivar todos os colaboradores da mesma forma, pois uma abordagem que funciona com uma pessoa pode facilmente produzir efeitos negativos com outro alguém. Mas a informação acerca do tipo de personalidade do colaborador pode ajudar a perceber a melhor forma de o gerir e motivar. Um membro da equipa, por exemplo, pode ser uma pessoa que precisa de motivos lógicos e diretos para aquilo que lhe é pedido para fazer, podem trabalhar melhor sozinhos com feedback mínimo. Um colaborador com um tipo de personalidade diferente pode precisar de ouvir feedback positivo e apreciação frequente, assim como ter muita interação com outros membros da equipa.

 

Success MBTI P4S - People for Success

4 – Menos conflito, mais eficiência

Cada um de nós perceciona e processa a informação de forma diferente e essas diferenças mostram-se nos nossos hábitos de trabalho. Enquanto líder vai querer colocar os seus colaboradores em funções que considerem essas diferenças, as forças de cada um e minimizem o impacto das fraquezas. Uma melhor compreensão dos seus colaboradores vai ajudá-lo a integrar rapidamente novos membros na equipa e capacitá-los para a construção de relações mais fortes e bons hábitos de comunicação com os outros membros.

 

5 – Desenvolvimento de liderança

Enquanto as empresas procuram desenvolver os seus líderes, a informação do MBTI pode ser uma preciosa ferramenta, permitindo que se compreendam a si mesmos – onde focam a sua atenção e retiram energia, como processam informação, como tomam decisões e lidam com o stress. A companhia aérea JetBlue, por exemplo, implementou questionários MBTI como parte do programa de desenvolvimento de liderança há uma década atrás. Exigia que líderes atuais e futuros desenvolvessem a auto-reflexão, auto-compreensão e o reconhecimento e compreensão das diferenças dos outros e depois aplicassem essas competências às suas ações e comunicações.

 

6 – Liderar bem

Uma força base de cada líder é a auto-consciência, por isso compreender como as preferências individuais influenciam a cultura onde cada um atua é a chave para uma boa liderança.

 

 

 

Artigo original “How The MBTI Can Help You Build A Stronger Company”
by Elena Bajic

Tagged With: Comunicação, Desenvolvimento, Equipa, Liderança, MBTI, Motivação, Myers-Briggs Type Indicator, P4S - People for Success, Sucesso

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