People for Success

  • Português
    • English
  • Início
  • Sobre
    • Quem somos
    • Equipa
  • Ferramentas
    • Equipa – META TEAM
    • Personalidade
      • MBTI®Step I™
      • MBTI® Step II™
      • Pearman™
      • The Everything DiSC® – DiSCOVER THE POWER OF WE™
    • Inteligência Emocional
      • EQ-i
        • EQ-i 2.0
        • EQ360
      • MSCEIT™
    • Discovery Learning International (DLI)
      • Change Style Indicator
      • Decision Style Profile
      • Influence Style Indicator
      • Discovery Leadership Profile
      • Emerging Leader Profile
      • Business Simulations
    • Hardiness Resilience Gauge™
    • Risk Type Compass™
  • Formações
    • workshops
      • Workshop de Inteligência Emocional
      • Workshop de Desenvolvimento Pessoal (MBTI®)
    • certificação
      • Certificação Inteligência Emocional (EQ-i2.0 e EQ360)
      • Certificação Inteligência Emocional (EQ-i2.0/EQ360) Online
    • Calendário de formações
  • Blog
  • Testemunhos

Os computadores podem ter Inteligência Artificial. Mas são emocionalmente inteligentes?

11 Janeiro, 2018 por P4S

Inteligência artificial e Inteligência Emocional P4S

A Inteligência Artificial existe e provoca diferentes reações e opiniões. Dr. Steven Stein (CEO da MHS, da qual a P4S é representante em Portugal) tem algo a dizer acerca deste tema.

Será que as máquinas conseguem ser emocionalmente inteligentes?

 

 

 

 

 

Os investigadores dizem que não vai demorar muito até que qualquer novo dispositivo e serviço tenha algum tipo de inteligência artificial (IA). Estamos a começar um novo ano e o potencial da IA é, simultaneamente, entusiasmante e assustador. Por um lado, alguns estão entusiasmados pela forma como a tecnologia vai continuar a melhorar a produtividade no trabalho. Mas, por outro lado, os trabalhadores estão com medo de perder os seus empregos.

Independentemente do lado em que esteja, é claro que as coisas estão a mudar.

Então, será que a IA vai ficar com o seu trabalho? Talvez seja ainda cedo para fazer uma previsão completa. Muitos empregos que exigem uma memória rotineira e aprendizagens e tomadas de decisões simples podem ser rapidamente substituídos pela IA. Estes empregos serão facilmente transitados para computadores e em alguns locais este processo já começou. No entanto, funções tipicamente humanas, nomeadamente a inteligência emocional, serão muito difíceis de serem substituídas.

Existem várias definições de Inteligência Emocional mas todas partilham alguns pressupostos:

  • Capacidade de estar consciente das suas emoções e das emoções dos outros
  • Capacidade de gerir as suas próprias emoções e as emoções dos outros
  • Capacidade de usar as emoções para tomar decisões e lidar com o stress.

 

Emoções Inteligência Emocional e Artificial P4SDentro destas competências de Inteligência Emocional está a Empatia. Há várias tentativas de máquinas tentarem mapear a empatia. A capacidade de ler as emoções das outras pessoas pode ser replicada até um certo grau. Por exemplo, podem ser construídas regras simples para a forma como expressamos a fúria. Existem expressões e pistas faciais que podem ser facilmente reconhecidas e podem existir pistas psicológicas às quais podemos aceder. Contudo, muitas vezes não existe correspondência total entre a forma como diferentes pessoas expressam fúria.

Dr. Steven Stein (CEO da MHS) conta que, há muitos anos atrás, como parte da sua tese de Mestrado em Psicologia, levou a cabo um estudo sobre a ansiedade experienciada por pessoas que viam um vídeo de um acidente numa fábrica, no qual um trabalhador corta um dedo numa serra circular. Mediu a resposta galvânica da pele, o ritmo cardíaco, bem como auto-descrições das pessoas em diferentes momentos. Um dos maiores desafios foi determinar a consistência destas respostas. O ritmo cardíaco podia estar muito acelerado e, ainda assim, a pessoa dizia que não sentia ansiedade. Por outro lado, algumas pessoas referiram sentir-se muito ansiosas e o seu ritmo cardíaco estava baixo.

 

Até que as máquinas tenham a capacidade de identificarem estas pistas, o que pode ser extremamente pessoal, de acordo com a experiência de cada um, ainda vai um longo caminho. Tratam-se de caraterísticas humanas distintivas.

Então, será que a IA vai ficar com os nossos trabalhos? Provavelmente ainda é cedo para dizer. Mas podemos sentir-nos seguros, sabendo que não consegue desvendar a nossa inteligência emocional.

 

Artigo original “Computers can have artificial intelligence, but they aren’t emotionally intelligent”

(by Dr. Steven Stein)

 

Tagged With: Dr. Steven Stein, Empatia, Inteligência artificial, Inteligência Emocional, MHS, People for Success - P4S

Próximas formações

Certificação em Inteligência Emocional 

26 de Setembro e 1 de Outubro, 2025

Distinções

Partners

Contactos

Sede:
Avenida da Liberdade, 110 - 1º piso
1269-046 Lisboa
Telf: +351 211 221 876
training@p4s.pt

Escritório Porto:
Rua de Diu nº 444
4150-273 Porto
training@p4s.pt

Política de Privacidade

Pesquisa

Copyright © 2025 · PEOPLE FOR SUCCESS · Design by We Blog you