Quando se trata de selecionar e desenvolver talentos, os assessements são usados como uma ferramenta para contratar as pessoas certas e torná-las melhores managers e líderes. Simplificando, são uma componente fundamental do processo de gestão de talentos.
Para desenvolver um programa bem-sucedido, considere iniciar com uma avaliação cientificamente validada que corresponda ou mapeie os objetivos organizacionais ou as competências-chave necessárias para as funções específicas do cargo.
As organizações que investem no design adequado de um programa de gestão de talentos conseguem ver um valor significativo ao selecionar a pessoa certa para a função certa, bem como identificar as áreas fortes e de desenvolvimento profissional. Por exemplo, as organizações que utilizam assessments como parte de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento recebem benefícios económicos em áreas como a melhoria das taxas de sucesso de contratação, a redução do turnover e o aumento da produtividade dos colaboradores e o reforço da cultura organizacional.
Apresentamos cinco razões para apoiar a utilização de assessments como componente do seu processo de gestão de talentos:
1.Retorno do Investimento – A utilização de assessments e simulações ajuda as organizações a identificar rapidamente os melhores talentos, a desenvolver atuais e futuros líderes e a minimizar a rotatividade – economizando tempo e dinheiro, com impacto direto nos resultados.
2.Cientificamente Validados e Confiáveis – Assessments válidos e confiáveis garantem uma medição precisa do talento, utilizando as melhores ferramentas disponíveis. Considere trabalhar com uma empresa que forneça aos clientes acesso a ferramentas cientificamente validadas para os programas de gestão e desenvolvimento dos colaboradores.
3.Desenvolver o Potencial – Quer seja na identificação ou no desenvolvimento de um potencial líder numa organização, há uma serie de assessments que podem ser usados para garantir que os líderes têm o que é necessário para atingir o seu potencial máximo.
4.Promover a Cultura Organizacional – A utilização de assessments podem ajudar a identificar as pessoas que irão manter ou promover a cultura da organização. A utilização destas ferramentas também pode quebrar barreiras e reforçar o poder do trabalho em equipa e da comunicação.
5.Aumentar a autoconsciência – Os assessments fornecem uma perspetiva sobre a interpretação de um indivíduo de si mesmo e fornecem uma base para definir objetivos para o desenvolvimento pessoal
Um exemplo de como a utilização de assessments podem impactar o ROI (Return over Investment) é o caso da United States Air Force (USAF). Quando os recrutadores verificaram elevadas taxas de turnover durante o primeiro ano, a USAF usou os assessments EQ-i para estudar as diferenças entre os recrutadores bem-sucedidos e malsucedidos. As diferenças de pontuação entre os dois grupos foram evidentes em áreas como: assertividade, auto-atualização, tolerância ao stress, flexibilidade, resolução de problemas e felicidade.
Recorrendo às principais conclusões retiradas do EQ-i 2.0, a USAF desenvolveu um sistema de triagem pré-emprego que conduziu ao seguinte:
- Aumento de 92% na retenção dos colaboradores
- $2.7 milhões de poupanças de custos em formação, só no primeiro ano
- Dados que sustentam que os recrutadores da Força Aérea passaram a ser duas vezes mais produtivos do que recrutadores noutros ramos das forças armadas.
Se está a planear introduzir assessments no seu local de trabalho, estes podem ser utilizados em coaching, desenvolvimento organizacional e de liderança, recrutamento e seleção e planos de sucessão.
Atualmente utiliza assessments na sua organização? Se sim, que vantagens descobriu até ao momento?
Artigo Original: Five Reasons to Integrate Assessments into The Talent Management Process