A Inteligência Emocional está a ganhar cada vez mais importância nas relações. Definida pela helpguide.org como “a capacidade de compreender, usar e gerir as suas próprias emoções de forma positiva para reduzir o stress, comunicar eficazmente, desenvolver empatia, superar desafios e neutralizar conflitos”, a Inteligência Emocional centra-se na leitura das emoções, orientando as suas relações com os outros.
Este é um tema particularmente importante nas organizações: para os membros da equipa, colaboradores, clientes e toda a rede de networking. A Inteligência Emocional não só tem a capacidade de melhorar relações, como possibilita expandir influência sobre aqueles com quem estabelece relações (o que é especialmente importante nas relações entre clientes ou colaboradores).
Apresentamos três formas para melhorar as suas relações e expandir a sua influência, através da sua Inteligência Emocional.
1. Tente compreender a motivação e as emoções dos outros
Em primeiro lugar, é fundamental compreender que todos percebem o mundo do ponto de vista das suas próprias emoções e motivações. Para “ser o mais eficaz possível, faça perguntas e seja observador. Da mesma forma que faz perguntas a um potencial cliente, para determinar as suas motivações e emoções, e estabelecer uma conexão, exercite o mesmo nível de interesse em todas as suas relações.
Outra forma de pensar sobre o tema é através da Empatia: Mark Manson escreve que compreender a dor do outro deve ser semelhante a sentir a dor como se fosse sua.
Este é um ponto importante ao estabelecer a comunicação com os outros. Por exemplo, se através da observação conseguiu perceber que a outra pessoa não se está a sentir bem ou não está a ter um bom dia, provavelmente não é o momento para desabafar sobre os seus próprios problemas. Avalie em primeiro o estado emocional dos outros, para que nunca sintam que pode estar a ultrapassar os limites.
2. Ver valor no contributo dos outros
Em última análise, todos querem sentir que são valorizados nas suas relações. Quem não se sente desta forma, é menos propenso a investir tempo e energia nos relacionamentos.
Jarom Smith é um especialista em liderança e Inteligência Emocional, direcionado sobretudo para jovens adultos, e partilhou que a Inteligência Emocional inclui orientar as nossas ações e motivações na outra pessoa – “A influência não é sobre como ajudar os outros a ver o seu valor e o seus contributos, mas sim em ajudá-los a verem o valor dos seus próprios contributos”. Por outras palavras, é mais eficaz dar ênfase às contribuições dos outros, do que às suas.
Na maioria das situações, as pessoas naturalmente retraem-se quando sentem que não têm nada a oferecer. À medida que ajuda os outros a compreender a sua importância numa relação ou numa equipa, eles reconhecem-no como líder, porque os reconheceu primeiro. Aqueles que carecem de Inteligência Emocional afirmam-se como superiores, em vez de procurar ajudar e capacitar, e por sua vez, perdem a capacidade de verdadeiramente influenciar.
3. Compreender as suas próprias emoções
O outro pilar da Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer as suas próprias emoções e como elas podem afetar os outros. Elizabeth Dorrance Hall, Ph.D. refere que: “Isto significa que está em contacto com o que está a sentir, em vez de rotulá-lo incorretamente ou afastá-lo.”
Por exemplo, num determinado dia é capaz de estar mais stressado do que o habitual. Pode não o conseguir reconhecer completamente, mas o stress torna-o emocionalmente menos disponível. Embora um dia mais stressado não cause danos irreparáveis, pode prejudicar as suas relações a longo prazo. Os outros podem sentir que está stressado e, portanto, não o querem incomodar.
Portanto, reservar um pouco de tempo para fazer o seu check-in pode traduzir a diferença entre optar por distanciar-se das suas relações ou mantê-las próximas. Faça um check-in mental e emocional todas as manhãs, e até a meio do dia, caso esteja a ter um dia particularmente stressante. O segredo é sentir as emoções, certificando-se que as expressa de uma forma saudável.
Em última análise, a Inteligência Emocional não só fortalecerá as suas relações interpessoais, como irá ajudá-lo a tornar-se mais consciente, o que pode beneficiá-lo a longo prazo.
Artigo original: Engage Emotional Intelligence to Better Your Relationships and Expand Your Influence