Com a maioria em confinamento em casa, ficamos a pensar como seria um mundo pós-coronavírus. Não se sabe muito sobre como o mundo se transformará depois de controlarmos o novo coronavírus, mas é extremamente improvável que as coisas voltem exatamente ao que eram. É provável que os nossos locais de trabalho mudem e, com ele, as competências que as empresas exigirão. Aqui estão as oito competências profissionais que provavelmente serão as mais procuradas num mundo pós-coronavírus.
Adaptabilidade e Flexibilidade
Uma coisa é certa: a forma como as empresas operam e trabalham vai mudar. O mundo já estava a mudar rapidamente, mas a pandemia acelerou-o. Haverá poucos “empregos para a vida”. Para ter sucesso num mundo pós-coronavírus terá de ser capaz de se adaptar a locais de trabalho em constante evolução e ter a capacidade de atualizar continuamente as suas competências.
Conhecimento tecnológico
Uma das melhores formas de se preparar para um mundo pós-coronavírus é adquirir competências tecnológicas. A pandemia COVID-19 está a acelerar as transformações digitais nas empresas, uma vez que estas estão a tentar tornar-se mais resistentes a futuros surtos e perturbações. A realidade é que tecnologias como a Inteligência Artificial, Big Data, Internet Things, a realidade virtual, e a robótica tornarão as empresas mais resistentes a futuras pandemias. E por isso, quem tiver competências para explorar estas tecnologias estará numa boa posição. Quer trabalhe numa fábrica ou num escritório de contabilidade, num mundo pós-coronavírus, é fundamental estar confortável com estas ferramentas tecnológicas, bem como trabalhar de forma eficaz.
Criatividade e Inovação
Já vimos a importância da criatividade e da inovação durante a pandemia. As empresas que conseguiram encontrar forma de prestar serviços virtualmente (como muitos prestadores de cuidados de saúde fizeram) ou que mudaram para novos produtos (como a Mercedes, que deixou de fabricar carros de corrida para produzir aparelhos respiratórios) conseguem aguentar melhor a tempestade. Num mundo pós-coronavírus, o engenho humano será fundamental para criar novos produtos e novas formas de trabalhar. A criatividade humana vai ser essencial.
Literacia de Dados
Como combustível da 4ª Revolução Industrial, os dados são um ativo crítico para todas as empresas. Com os dados certos, as empresas são capazes de prever melhor o impacto de futuras perturbações no negócio e servir os clientes com os produtos e serviços certos durante ou após qualquer pandemia. As empresas que compreendem as tendências de negócio e as necessidades dos clientes estão mais aptas para responder da forma correta, caso ocorra outra pandemia. No entanto, os dados são inúteis para uma empresa, a menos que haja literacia de dados: pessoas com competências para compreender os dados e tomar melhores decisões em função dessa compreensão. Os profissionais com literacia de dados serão ainda mais apelativos para os potenciais empregadores do que nunca.
Pensamento Crítico
Outra competência que será essencial à medida que a economia global se reconstrói dos danos causados pela COVID-19 é o pensamento crítico. Durante a pandemia, assistimos a um pico de falsas notícias e a deturpações de dados e estudos, uma vez que líderes, empresas e governos estão a tentar desviar a culpa, a atenção e o escrutínio. As pessoas que conseguem avaliar objetivamente informações de diversas fontes para determinar o que é credível serão valorizadas. Nem todas as informações devem ser confiáveis, mas as organizações terão de confiar no pensamento crítico para determinar que informações têm impacto na tomada de decisões.
Competências digitais e de codificação
A transformação digital das organizações teve um impulso, consequência do coronavírus; por conseguinte, os profissionais com competências digitais, incluindo codificação, desenvolvimento web e marketing digital, tornar-se-ão ainda mais importantes do que o são agora. As pessoas que conseguem manter negócios digitais a funcionar – e a prosperar – durante a recessão económica ou pandemias que tornam os negócios presenciais impossíveis ou menos eficientes, estarão na lista de contratações obrigatórias. Todas as empresas têm atualmente uma base digital, pelo que as oportunidades de colocar as competências digitais em prática são inúmeras.
Liderança
Uma das principais mudanças num mundo fortemente caracterizado pelo apoio das máquinas, e onde o distanciamento social e o trabalho remoto podem continuar num futuro previsível, é que mais pessoas, em todos os níveis de uma organização, estarão numa posição em que lideram os outros. A economia só vai crescer após o coronavírus, e as pessoas vão trabalhar em equipas mais fluentes onde assumem a liderança em diferentes momentos. Profissionais com fortes competências de liderança, incluindo como potenciar o melhor de cada equipa e inspirar as equipas, bem como incentivar a colaboração, serão os mais procurados.
Inteligência Emocional
Intimamente ligada à liderança está outra competência que é ainda mais importante em tempos incertos e desafiantes: a Inteligência Emocional. A capacidade de estar consciente, expressar e controlar as nossas emoções e estar atento às emoções dos outros é a inteligência emocional. Em momentos em que as pessoas podem sentir-se inseguras sobre o seu trabalho e o futuro dos seus negócios, é fundamental conectar-se com os outros a nível emocional. Os indivíduos com uma Inteligência Emocional forte serão cobiçados pelas mais diversas organizações.
Aprendizagem ao longo da vida
De acordo com o Fórum Económico Mundial, em apenas cinco anos, 35% das competências consideradas essenciais atualmente vão mudar. Só há uma forma de permanecer relevante numa realidade pós-coronavírus: comprometer-se com uma aprendizagem ao longo da vida. Quando confrontados com um mercado de trabalho mais restrito, os profissionais com competências profissionais avançadas e especializadas continuarão a ser procurados e provavelmente terão menos dificuldade em encontrar emprego. A boa notícia é que melhorar as suas competências nunca foi tão fácil.
Hoje, não são necessário anos de estudo para desenvolver as suas competências e estar preparado para um mundo pós-coronavírus.
Temos disponíveis para si sessões de desenvolvimento individual, partindo do preenchimento do assessment de IE EQ-i 2.0.
E ainda a Certificação nas ferramentas de Avaliação e Desenvolvimento de Inteligência Emocional – Emotional Quotient (EQ-i 2.0/EQ360), para utilizar enquanto coach, psicólogo ou profissional de RH.
Saiba mais informações através de training@p4s.pt
Encare esta fase como uma oportunidade para melhorar a suas competências e estar preparado para o mercado de trabalho pós-coronavírus.
Artigo original: 8 Job Skills to Succeed in A Post-Coronavirus World