Cada tipo de personalidade MBTI explora o mundo de forma diferente. Existem diferenças significativas na forma como preferem viajar, bem como as suas motivações para o fazer.
Alguns tipos preferem viagens curtas e aventureiras. Outros preferem experiências longas e prolongadas. E no final de cada viagem, cada personalidade retira da experiência algo ligeiramente diferente.
Descubra como o seu tipo de personalidade Myers-Briggs se correlaciona com as características que demonstra em viagens.
ENFP: É um viajante à procura de autoconhecimento
Viaja não só para descobrir o mundo, mas para descobrir-se a si mesmo e o seu lugar no mundo. Através de cada nova experiência, cada nova aventura e cada nova personalidade que conhece, consegue compreender um pouco mais sobre si e o seu lugar no mundo.
O que pode parecer uma série de aventuras desconexas para os outros é, na verdade, uma jornada que vive para se conhecer melhor – cada nova aventura ensina-lhe uma lição significativa e ajuda-o a construir uma visão de mundo mais holística.
O seu mantra de viagem: “Nem todos os que vagueiam estão perdidos.” – J.R.R. Tolkien
INFP: É um viajante imaginativo
Quando viaja, não está apenas a conhecer novos lugares ou novas pessoas. Em vez disso, está a contar uma história a si mesmo – uma história que educa, inspira e revitaliza cada passo do seu percurso. Para si, viajar não é apenas viver o momento; trata-se de refletir sobre o momento e o que aprendeu com o mesmo.
Gosta de sonhar com as aventuras que terá (e refletir sobre o que as aventuras passadas lhe ensinaram) mais do que gosta de colocá-las em prática. Pode embelezar internamente as suas experiências quando terminam, mas por que não? Alguns dos melhores momentos da sua vida ocorreram dentro da sua mente.
O seu mantra de viagem: “Como todos os grandes viajantes, já vi mais do que me lembro, e lembro-me mais do que já vi.” – Benjamin Disraeli
ENFJ: É um viajante focado nas pessoas
Para si, a viagem não tem tanto a ver com os pontos turísticos que vê ou com os locais que explora, mas com as pessoas que conhece (ou leva consigo) pelo caminho. Não há nada que valorize mais do que criar memórias de qualidade com as suas pessoas preferidas, e viajar proporciona-lhe a oportunidade de fazer isso.
Tende a olhar para trás e não se recordar dos detalhes dos sítios que visitou, mas sim da essência das pessoas fascinantes e revigorantes que conheceu ao longo do caminho.
O seu mantra de viagem: “Uma viagem é melhor medida em amigos, do que em milhas.” – Tim Cahill
INFJ: É um viajante calmo e curioso
Não gosta de férias ou viagens agitadas ou de passeios turísticos; prefere viajar devagar, de forma significativa e inquisitiva. Gosta de descobrir como é a vida em cada novo lugar que visita e compreender a forma como o contexto cultural e geográfico afeta a experiência humana em todo o mundo.
Para si, viajar não é apenas uma fonte de prazer, mas também de educação.
O seu mantra de viagem: “Certamente, viajar é mais do que ver pontos turísticos; é uma mudança contínua, profunda e permanente nas ideias do viver.” – Miriam Beard
ENTP: É um viajante que procura perspetivas
Viaja não só para explorar, mas para experimentar e compreender diferentes formas de vida.
Em cada novo lugar que visita, procura obter uma compreensão de como funciona o sistema governamental do país, como os habitantes ganham a vida, quais os problemas que afetam diferentes áreas geográficas e como diferentes estilos de vida manifestam-se em diferentes lugares.
Viaja não só para explorar o mundo, mas para aprofundar a sua compreensão e descobrir o que pode aprender com outras culturas. Afinal, quem somos nós para assumir que o nosso país de origem está a fazer tudo certo?
O seu mantra de viagem: “O destino de alguém nunca é um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas”. – Henry Miller
INTP: É um viajante crítico e curioso
Não viaja para criticar outras culturas; é o que o faz para obter uma análise crítica da sua. Gosta de se fundir com um novo país, cultura ou modo de vida para ter uma noção de como funcionam.
Gosta minuciosamente de desafiar as suas próprias perceções de como os sistemas governamentais, a economia, as relações, as comunidades e os estilos de vida devem manifestar-se. A quantas mais diferentes perspetivas estiver exposto, mais preconceitos consegue eliminar e mais claramente compreende o mundo à sua volta.
O seu mantra de viagem: “Viajar é fatal para o preconceito, o fanatismo e a mentalidade pequena.” – Mark Twain
ENTJ: É um viajante que gosta de sair da zona de conforto
Assume riscos estratégicos e viajar oferece-lhe a oportunidade perfeita para ultrapassar os seus próprios limites e expandir a sua zona de conforto.
Aprecia as novas perspetivas que lhe são oferecidas através de viagens e encara-as como uma oportunidade de se tornar uma pessoa mais educada. Quanto menos confortável estiver, mais se obrigará a crescer, expandir e mudar – e o crescimento pessoal é algo de que nunca se cansa.
O seu mantra de viagem: “Um navio no porto é seguro, mas não é para isso que são construídos.” – John A. Shedd
INTJ: É um estudante do mundo e do universo
Viaja não só para relaxar e divertir-se (embora não se oponha a férias ocasionais onde é esse o objetivo), mas para aprender e compreender mais sobre o mundo. Viaja muitas vezes para encontrar-se com mentores que podem-lhe ensinar mais sobre os seus interesses na vida.
Encontra-se numa busca permanente por sabedoria e crescimento, e se existir uma localização física especifica (ou uma pessoa num local físico específico) que possa oferecer-lhe isso, não terá nenhuma objeção em fazer as malas e embarcar num voo.
O seu mantra de viagem: “Todas as viagens têm destinos secretos dos quais o viajante desconhece.” –Martin Buber
ESFP: É um viajante aventureiro e de mente aberta
Quando sai para explorar, vai à procura de uma verdadeira aventura. Procura ver o máximo possível do mundo, da maneira mais autêntica possível. Não tem a intenção de viver dentro da sua zona de conforto e de envelhecer com arrependimentos.
Mantém a mente aberta a todas as novas oportunidades que surjam. Quanto mais se esforça por experimentar coisas novas, mais aprende sobre si mesmo e o mundo que o rodeia – e nenhuma quantidade de leitura ou imaginação pode substituir essa educação no mundo real.
O seu mantra de viagem: “Daqui a vinte anos, ficará mais dececionado com as coisas que não fez do que com as que fez. Então dei-te fora as taças, navegue para longe do porto seguro. Apanhe os ventos alísios nas velas. Explore. Sonhe. Descubra.” – Mark Twain
ISFP: É um viajante sensual
Não, não é da forma que está a pensar. É um viajante sensual na medida em que usa a viagem como forma de despertar os seus sentidos. Tem a tendência a perder-se dentro da sua mente durante o seu dia-a-dia, mas quando está a explorar a natureza ou apenas a emoldurar uma fotografia de um momento particularmente bonito, sente-se visceralmente desperto e revigorado.
Viajar ajuda-o a reconectar-se com o mundo que o rodeia e a recordar o seu lugar nele. É um purificador para o corpo, a mente e a alma.
O seu mantra de viagem: “Deambular restabelece a harmonia original que existia entre o homem e o universo.” – Anatole France
ESFJ: És um explorador cultural
Mantém os costumes, tradições e valores de seu país incrivelmente próximos do seu coração e fica emocionado com a oportunidade de partilhar os costumes, tradições e valores de outras nações.
É um viajante curioso e respeitoso, que gosta de receber o máximo possível das pessoas locais quando viaja. É fascinado por aprender o que faz as diferentes sociedades funcionar e acredita que esta compreensão começa com a compreensão das pessoas que compõem cada sociedade.
O seu mantra de viagem: “Se rejeitar a comida, ignorar os costumes, temer a religião e evitar o povo, é melhor ficar em casa.” – James Michener
ISFJ: É um viajante sentimental
Gosta de viajar, mas não tanto quanto gosta de ter viajado. Gosta do que aprende com as viagens – sobre a história de cada nação, as pessoas que lá vivem, os costumes e práticas que diferem, muitas vezes, das suas.
Viajar enriquece a sua visão de mundo e obriga-o a pensar nas coisas de uma forma completamente diferente. Tem sempre um novo pensamento sobre que refletir quando regressa. Gosta de refletir sobre esses pensamentos quase mais do que gosta da viagem em si.
O seu mantra de viagem: “Depois de viajar, a viagem nunca termina, mas é repetida nas câmaras mais silenciosas. A mente nunca pode interromper a jornada”. – Pat Conroy
ESTP: É um viajante flexível e adaptável
Quando viaja, não gosta de deixar pedra sobre pedra e prefere garantir que todos os percursos desconhecidos foram descobertos.
Procura encarar o mundo à sua volta da forma mais crua e genuína possível – todas as experiências, independentemente de quão arriscadas ou não convencionais, ensinam-lhe algo e proporcionam-lhe uma nova oportunidade.
E os ESTP não são de perder novas oportunidades. Quando viajam, mantém os planos e as opções em aberto. No sentido em que, dificilmente se consegue planear verdadeiramente o tipo de aventuras que estamos interessados em viver.
O seu mantra de viagem: “A vida ou é uma aventura ousada ou nada.” – Helen Keller
ISTP: É um viajante à procura de clareza
Nunca sabe ao certo o que esperar de uma experiência, de um grupo de pessoas ou de um local até lá chegar e ver tudo em primeira mão. Para si, viajar é clarificador – ajuda-o a compreender como o mundo, fora da sua zona de conforto, se compara à vida a que está habituado a viver. E, aprecia o processo de comparar os dois.
Cada novo lugar que visita ajuda-o a obter uma visão do mundo menos tendenciosa e mais realista – e se conseguir viver uma aventura enquanto lá está, tanto melhor!
O seu mantra de viagem: “Viajar é descobrir que todos estão errados em relação a outros países”. -Aldous Huxley
ESTJ: É um viajante intelectual
Viaja não só para desfrutar do mundo que o rodeia, mas para o compreender a um nível mais profundo. Quanto mais aprende sobre outras culturas, costumes e modos de vida, mais compreende sobre si próprio e porque é que a nação em que nasceu funciona da forma que funciona.
Gosta de viajar para ter novas experiências, mas, também para alargar a sua visão do mundo e desenvolver a sua consciência. Quanto mais aprende sobre o funcionamento do mundo, mais eficazmente consegue estruturar o seu.
O seu mantra de viagem: “Não deixaremos de explorar, e o fim de toda a nossa exploração será chegar onde começamos e conhecer o lugar pela primeira vez.” –T.S. Eliot
ISTJ: É um viajante absorvente
Viaja não só para desfrutar da experiência, mas para absorver o máximo de informação possível sobre a história, cultura e os antecedentes dos lugares que visita.
Procura guias ou habitantes locais que possam ajudá-lo a ter uma noção do que está a experienciar. Gosta de trazer de cada viagem que faz uma nova base de conhecimento. Prefere aprender e crescer através de viagens.
O seu mantra de viagem: “O mundo é um livro, e quem não viaja lê apenas uma página”. – Saint Augustine
Artigo Original: What Kind of Traveller You Are, Based on Your Myers-Briggs Type