A OPP, de quem a P4S é Alliance Partner, procurou, através de um questionário, perceber como cada Tipo MBTI vive a época do Natal. Se é uma altura de verdadeira alegria ou de muito stress, se vai frequentar muitas festas ou irá optar por algo mais recatado, se já fizeram as compras todas… ou só lá para Sábado é que a saga terminará.
E você, já parou para pensar como vive o Natal?
Será o Natal um tempo para a família, para a união e tradição, ou apenas para o stress, aborrecimentos e dores de cabeça? E de que forma isto é influenciado pela nossa personalidade? Mais de 600 pessoas completaram o nosso questionário sobre o Tipo e o Natal. O que se segue é uma visão geral sobre os resultados e algumas comparações com um questionário feito em 2006.
O que é que o Natal significa para si?
Três quartos das pessoas pensam que o Natal se trata de família, amigos e união. Outras escolhas comuns foram: tempo fora do trabalho, comer e beber, celebrações religiosas… e stress!
Foi muito interessante ver que as pessoas com preferência por Sensing e Thinking parecem levar esta questão de forma mais literal e eram mais propensos a dizer que o Natal significa tempo fora do trabalho, do que aqueles com preferência por iNtuition e Feeling. Os Introverts e iNtuitives foram mais propensos a referir um significado religioso ou espiritual para o Natal.
Qual a sua abordagem às compras de Natal?
Tal como esperado, descobrimos que aqueles que tinham uma preferência por Judging (J) são mais propensos a começar e a terminar as compras de Natal mais cedo que aqueles com uma preferência por Perceiving (P). Mais de metade dos J’s terminaram as compras no final de Novembro e mais de um terço dos P’s não vão terminá-las até à véspera de Natal. Aqueles que têm uma preferência por Sensing também são mais propensos a fazerem as compras mais cedo que aqueles com uma preferência pela iNtuition.
Uma das principais diferenças entre este estudo e o que foi realizado há 10 anos atrás é que mais pessoas fazem agora as suas compras online. A maioria das pessoas (74%) disse que iria fazer algumas, se não todas, as suas compras online. Em 2006, apenas 48% disse que o iria fazer.
Porque é que as pessoas compram online? A maioria das pessoas, sobretudo aquelas com uma preferência por Thinking, disse que é porque é rápido e eficiente. No entanto, aquelas com uma preferência por Feeling são três vezes mais propensas que os Thinkers a fazerem compras online para conseguirem encontrar aquele presente perfeito.
Vai enviar postais de Natal?
70% das pessoas disseram que iam enviar postais de Natal ou postais virtuais este ano. Percebemos que, comparando com as pessoas com uma preferência por iNtuition, aqueles que têm uma preferência por Sensing são mais propensos a enviar postais físicos. Os iNtuitives são mais propensos a enviar postais virtuais.
A quantas festas irá?
Enquanto os Extraverts disseram que iriam em média a 2-3 festas, os Introverts iriam a 1-2 festas. Curiosamente, para ambos, quanto mais festas tivessem maior era a expectativa de desfrutarem do Natal, contrariando o mito comum que todos os Introverts detestam festas.
Com quantas pessoas vai passar o dia de Natal?
A maioria das pessoas disse que iriam passar o dia de Natal com 3 a 10 pessoas. Os Introverts são significativamente mais propensos a passar o dia com menos pessoas que os Extraverts. Percebemos que quanto maior for o número de pessoas com quem vão passar o dia tanto mais os Extraverts esperavam desfrutar do Natal. Este não é o caso dos Introverts.
É provável que vá usar as redes sociais no dia de Natal?
Esta questão dividiu o grupo a meio: 52% das pessoas disse que iria usar as redes sociais e 48% disse que não o iria fazer. Para os que disseram que sim, a maioria disse que iria usá-las durante menos de 1 hora. O Facebook foi a mais popular, com 93% das pessoas a intencionar usá-lo no dia de Natal.
Os Extraverts que disseram que iriam definitivamente usar as redes sociais têm a expectativa de desfrutar do Natal significativamente mais que os Extraverts que disseram que não iriam usar as redes sociais. Uma vez mais, este não é o caso dos Introverts.
Com que personagem do Natal se identifica?
24% das pessoas identifica-se com a Mãe Natal. A maioria das pessoas que responderam ao questionário foram mulheres! A segunda escolha mais popular foi o Rudolfo, a rena do nariz vermelho (16%), o Elf Buddy (14%) e o Pai Natal (12%). No entanto, aqueles com preferência por Extraversion são significativamente mais propensos a identificar-se com o Elf Buddy. Os que têm preferência por Introversion são mais propensos a identificarem-se com o Boneco de Neve ou a Elsa, do filme Frozen.
Qual é o tipo do Pai Natal?
Equanto os ISTJ (Introversion, Sensing, Thinking, Judging) se recusaram a responder a esta questão porque “o Pai Natal não existe”, os palpites mais populares para o tipo do Pai Natal foram ESFJ (Extraversion, Sensing, Feeling, Judging) e ENFJ (Extraversion, iNtuition, Feeling, Judging).
Quanto é que está à espera de desfrutar do Natal?
Numa escala de 0 (nada mesmo) a 10 (muito), a resposta média foi 7,7, com 80% das pessoas a escolher 6 ou mais, o que é um resultado muito semelhante ao de 10 anos atrás. Não existe nenhum tipo que goste mais do Natal, mas fatores diferentes são prováveis que contribuam para a satisfação de cada Tipo.
Ficou curioso sobre o MBTI e os seus Tipos? Saiba mais em http://p4s.pt/workshop-mbti/ ou contacte-nos através de training@p4s.pt.
E, qualquer que seja o seu Tipo MBTI, desejamos-lhe um Feliz Natal!
Artigo original “Ho ho how do MBTI Types differ at Christmas?” by Nikhita Dost
(OPP, 2016)