Enquanto escrevo este texto sobre como a ferramenta Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) pode ajudar-nos a lidar com o stress durante o processo de entrevista, não posso deixar de me sentir stressado.
Preciso de preparar um workshop ainda esta semana. Cada vez que tento sentar-me e iniciar essa tarefa, o meu cérebro enche-se de outras coisas às quais preciso de dar resposta. O meu prato está cheio, e, no entanto, continuo a adicionar mais porções.
Depois, percebo que a forma como lido com o stress no dia-a-dia tem a ver com as preferências associadas ao meu tipo de personalidade. O meu palpite é que o stress, e a forma como lida com isso, também se relaciona com o seu tipo de personalidade.Todos lidamos com situações stressantes. Adicione, a pressão das entrevistas de emprego, ao stress diário e é fácil ficar sobrecarregado.
A forma como lida com o stress, é geralmente diferente da forma, como outros indivíduos, com diferentes tipos de personalidade, lidam com o stress. Vamos explorar a forma como o stress se relaciona com as suas preferências de personalidade MBTI, bem como algumas dicas para ajudá-lo a gerir.
Extraverted Sensing
As pessoas com esta preferência tendem a depender mais da compreensão e apresentação de informação de forma sequencial: “aqui e agora”. À medida que o stress aumenta, podem exagerar nesta abordagem, e ficar obcecados por detalhes que anteriormente não eram importantes. Bem como, podem investir demasiado tempo a absorver esses factos, que negligenciam a tomada de decisão.
A preparação para uma entrevista de emprego pode resultar em obsessão por todos os detalhes do processo de entrevista. Isso pode originar que gaste demasiado tempo com coisas que não importam, em detrimento das coisas que realmente importam. Se, quando estiver na entrevista, começar a partilhar detalhes irrelevantes, pode ser demasiada informação para quem o está a entrevistar.
Estratégia: Quando começar a ficar obcecado com detalhes que antes não eram importantes para si, pare e faça uma lista de todas as coisas em que está a pensar. Depois, verifique a sua lista e risque metade dos pensamentos. Em seguida, corte a lista ao meio novamente. Isto permitir-lhe-á concentrar-se no que é verdadeiramente importante.
Introverted Sensing
As pessoas com esta preferência tendem a confiar na obtenção interna de informações passo a passo, naquilo que se refere a fatos importantes do passado. À medida que o stress aumenta, poderão exagerar nesta abordagem, insistindo interna e rigidamente que o que acontece no presente deve relacionar-se com o que sabem do passado. Ao focar-se nos factos e detalhes do passado, esquecem-se de tomar novas decisões.
A preparação para uma entrevista pode revelar-se uma novidade, nunca testadas. Isto pode levá-lo a faltar a entrevistas por considerar não ter experiência suficiente. Uma vez na entrevista, o stress que está a sentir pode fazê-lo parecer um pouco rígido, e, portanto, não aberto a novas ideias.
Estratégia: Quando começar a pensar: “Não é desta forma que deve ser feito”, pergunte-se: “Quais são as maneiras pelas quais isto pode ser feito e como posso fazê-lo?”. Irá ajudá-lo a manter-se aberto a novas ideias e possibilidades. Durante a entrevista, forneça exemplos de como consegue pensar fora da caixa.
Extraverted Intuition
Os indivíduos com esta preferência tendem a recolher e apresentar informação do panorama geral e com possibilidades futuras. À medida que ficam stressados, podem ficar focados nos muitos “e se”. Podem passar demasiado tempo a explorar todas as possibilidades e acabar por não tomar nenhuma decisão.
A preparação para uma entrevista pode transformar-se em imaginar todas as coisas que podem correr mal, em vez de concentrar-se no que pode correr bem. Esta abordagem “catastrófica” de querer compreender todas as possibilidades que podem ocorrer, faz com que pareça disperso e sem foco durante uma entrevista.
Estratégia: Quando estiver focado em “e se” negativos, tente encontrar alguns “e se” positivos para equilibrar as possibilidades. Em seguida, reflita sobre os cenários e determine quão realista cada um é realmente. Durante a entrevista, lembre-se de não se deixar levar por muitas possibilidades.
Introverted Intuition
As pessoas com esta preferência tendem a preferir recolher e apresentar informação do panorama geral, visionária e a longo prazo. Com o aumento do stress, podem ficar absorvidos em teorias irrealistas. À semelhança de pessoas com preferências de intuição extrovertidas, podem passar tanto tempo a explorar todas estas teorias, que acabam por não se decidir sobre nenhuma delas.
Preparar-se para uma entrevista pode significar juntar padrões que nem sequer existem. Esta abordagem “fora de controlo”, com o objetivo de compreender o que pode acontecer consigo daqui a dez anos, dificulta a visão da realidade. Durante uma entrevista, é provável que passe uma mensagem de alguém instável ou irrealista.
Estratégia: Quando se sentir sobrecarregado com muitas possibilidades a longo prazo, faça um esforço consciente por se concentrar no presente e naquilo que está à sua frente. Isto vai ajudá-lo a tomar decisões realistas e práticas. No decorrer de uma entrevista, se estiver demasiado focado no futuro, explique as etapas do seu processo de pensamento ao profissional que o está a entrevistar, para que este o compreenda.
Extraverted Thinking
Os indivíduos com esta preferência geralmente tomam decisões baseadas numa organização externa, objetiva e lógica da tarefa em questão. Quando começam a ficar stressados, podem agir de forma autoritária ou insistente; ou tomar decisões imediatas, sem ponderar os factos.
A preparação para uma entrevista pode significar uma sobrecarga na organização de todas as partes do processo – mesmo antes de ter toda a informação que precisa para tomar uma decisão. Durante a entrevista, pode parecer um pouco frio e impessoal. As suas respostas podem estar tão focadas nas tarefas, que se esquece do impacto que estas podem ter nas pessoas.
Estratégia: Se sente vontade de organizar cada parte do processo de uma entrevista, provavelmente está a tirar conclusões precipitadas, antes de ter toda a informação necessária para tomar quaisquer decisões. Durante a entrevista, lembre-se de considerar os “problemas das pessoas”, bem como a sua preferência por fazer as coisas atempadamente e à primeira.
Introverted Thinking
As pessoas com esta preferência geralmente tomam decisões com base numa análise interna dos prós e contras dessa decisão. À medida que ficam stressados, podem exagerar nesta abordagem, recolhendo-se para analisar todos os possíveis contras no que se refere à tarefa em questão; bem como, a realizar julgamentos, antes de analisarem factos e possibilidades.
A preparação para uma entrevista pode traduzir o descartar opções de emprego anteriormente encardas como interessantes. Durante a entrevista, pode apresentar-se como demasiado crítico. Pode até não o referir em voz alta, mas muitas vezes, as pessoas interpretam o que a sua expressão diz.
Estratégia: Quando começa a descartar possibilidades logo de início, é provável que esteja a tirar conclusões precipitadas. Durante a entrevista, esteja consciente da mensagem não verbal que está a transmitir, bem como do impacto que as suas decisões podem ter nas pessoas envolvidas.
Extraverted Feeling
Os indivíduos com esta preferência tomam decisões com base no impacto que estas terão nos outros. Com o aumento do stress, podem concentrar-se demasiado no que os outros precisam, e não o suficiente neles próprios; assim como, tomar decisões sobre o que é melhor para os outros, sem dados que correspondam à realidade.
Preparar-se para uma entrevista de emprego, pode significar concentrar-se em possibilidades ou factos que farão todos os envolvidos felizes. Durante a entrevista, pode assumir, incorretamente, que o entrevistador considera que não terá um impacto positivo na equipa e, em seguida, concentrar-se demasiado em provar o contrário.
Estratégia: Ao iniciar (e terminar o processo de entrevista), fique atento ao que deseja e precisa – e não apenas ao que acha que faria os outros felizes. Lembre-se, precisa de cuidar de si, antes de poder cuidar dos outros. Durante a entrevista, tente não se concentrar tanto no que os outros pensam de si, porque pode ser entendido como necessidade de aprovação.
Introverted Feeling
As pessoas com esta preferência tomam decisões com base nos seus sistemas de valores internos. Com o aumento do stress, podem usar em demasia esta abordagem confiando apenas nos seus valores para tomar decisões. Ou chegar à conclusão de que os seus valores foram violados, mesmo não sendo o caso.
Ao preparar-se para uma entrevista, pode descartar novas possibilidades ou factos, consequência de uma noção pré-determinada daquilo que acredita ser a verdade. No decorrer da entrevista, pode supor que a pessoa que o entrevista não entende ou aprecia o que é importante para si.
Estratégia: Quando iniciar o processo de entrevista, mantenha-se aberto a opções antes de as excluir imediatamente. Lembre-se: os seus juízos de valor costumam estar certos, mas durante períodos de stress pode tirar conclusões precipitadas. Durante a entrevista expresse o que é importante para si; o facto de defender um determinado valor, não significa que todos partilhem desse valor.
Artigo original: Leveraging Your Personality Type for Stress Management During the Job Interview Process