À medida que explora a sua carreira profissional, como pode também encontrar o bem-estar? Compreender as suas preferências do Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) pode ajudar.
A The Myers-Briggs Company publicou um estudo internacional, com duração de três anos, sobre a felicidade no trabalho. Vamos abordar alguns dos principais pontos levantados pelo estudo, uma vez que se relacionam com a procura de bem-estar ao longo do seu percurso profissional.
Os blocos de construção do bem-estar no trabalho
Conforme descrito no estudo, o bem-estar é mais do que apenas felicidade genérica; o bem-estar é uma mistura complexa dos seguintes fatores:
- Emoções positivas: sentimentos frequentes de felicidade, contentamento ou prazer
- Relação: sentimentos mútuos de carinho, apoio e satisfação
- Engagement: conexão psicológica profunda e absorção numa atividade ou causa
- Significado: ter um sentido de propósito e direção
- Realização: busca pelo sucesso como um fim em si
- Redução das emoções negativas: baixos níveis de ansiedade, pessimismo e depressão
O estudo observa que o bem-estar pode ser melhorado “identificando formas de experimentar emoções mais positivas ou reconhecer os fatores do local de trabalho que possam impedir a experiência de emoções positivas”.
As preferências de personalidade MBTI podem desempenhar um papel importante aqui, uma vez que o envolvimento no trabalho que incentive as nossas preferências pode levar a experimentar emoções positivas.
Dicas baseadas no tipo de personalidade para melhorar o bem-estar no trabalho
Aqui ficam algumas dicas a considerar de acordo com os “pares de processos”, ou as duas letras do meio do seu tipo MBTI, que indicam o tipo de informação a que presta atenção e como toma decisões.
ST (ISTJ, ISTP, ESTP, ESTJ)
Tipicamente os ST tendem a abordar a vida e o trabalho de forma objetiva e analítica, e gostam de se concentrar em realidades e aplicações práticas. Preferem ambientes de trabalho que seguem, e que permitam definir, regras e regulamentos.
Ler, fazer exercício, ouvir e/ou tocar música e alinhar os seus objetivos de trabalho com os seus objetivos de carreira são alguns passos iniciais para melhorar o bem-estar.
As pessoas com preferências ST geralmente gostam de saber quem, o quê, quando, onde e o porquê das circunstâncias, para que possam aplicar essas informações de forma prática a uma situação. Se estiver num ambiente de trabalho que não lhe dê estas informações concretas de forma sequencial, pode ter um impacto negativo no seu bem-estar – pode começar a agir de forma mais rígida e segundo as normas definidas, e não estar aberto a novas ideias.
SF (ISFJ, ISFJ, ESFP, ESFJ)
Os SF tendem a abordar a vida e o trabalho de uma forma calorosa e orientada para as pessoas, e sentem-se atraídos por carreiras práticas. É provável que prefiram ambientes de trabalho que lhe permitam prestar ajuda prática aos outros. Almoçar com os seus colegas de trabalho e tirar tempo para os conhecer pode ajudar a melhorar o seu bem-estar.
Como aqueles com preferências ST, as pessoas com preferências SF querem saber quem, o quê, quando, onde e porquê. A diferença é que as pessoas com preferências SF gostam de usar esta informação concreta para ajudar os outros de uma forma prática, no aqui e agora. Se trabalhar em ambientes que não lhe ofereçam estas oportunidades, pode tornar-se hipersensível, concluindo que outros não apreciam as suas contribuições do dia-a-dia.
NF (INFJ, INFP, ENFP, ENFJ)
Tipicamente os NF tendem a abordar a vida e o trabalho de uma forma calorosa e entusiasta, e a concentrarem-se em ideias e possibilidades. É provável que prefiram ambientes de trabalho que lhes deem oportunidades de provocar impacto a longo prazo nos outros.
Para os NF, algumas dicas de bem-estar incluem fazer refeições com outras pessoas, praticar técnicas de mindfulness, realizar tarefas nas quais aprenderá algo novo e recordar o motivo pelo qual o seu trabalho é importante.
As pessoas com preferências NF são muitas vezes descritas como as “possibilidades para as pessoas“, o que significa que têm a necessidade de fazer a diferença na vida dos outros. Se o seu ambiente de trabalho não lhe der esta oportunidade, pode começar a imaginar demasiadas possibilidades, a ponto de se tornar difícil decidir qual seguir.
NT (INTJ, INTP, ENTP, ENTJ)
Os NT tendem a abordar a vida e o trabalho de uma forma lógica e objetiva, e gostam de usar a criatividade para se concentrar nas possibilidades, particularmente nas que têm uma aplicação técnica. Tipicamente, preferem ambientes de trabalho que incentivem a mudança de uma forma inovadora.
Algumas dicas de bem-estar para os NT incluem a prática de exercício físico regular, o uso de técnicas de gestão de stress, tempo para conhecer os seus colegas de trabalho, e gerir o trabalho de forma a garantir que tem tempo de lazer.
As pessoas com preferências NT são frequentemente descritas como pessoas com “possibilidades para os sistemas”, na medida em que têm a necessidade de fazer a diferença na forma como os sistemas de trabalho funcionam.
Têm o desejo de mudar a forma como as coisas sempre foram feitas e encontrar formas inovadoras de fazer melhor. Se o seu ambiente de trabalho não lhe der oportunidades para o fazer, pode começar a questionar a sua própria competência ou a competência dos outros.
Há dados muito claros que mostram que certos tipos de personalidade são atraídos por determinadas carreiras profissionais. Independentemente do seu tipo de personalidade, se o bem-estar for uma das suas prioridades na escolha da carreira e comportamentos a adotar no local de trabalho, vai sentir-se mais realizado, produtivo e melhor posicionado para o sucesso.
Artigo original: Can Your Myers-Briggs Type Help You Find Well-Being at Work?