Por norma somos levados a pensar que, os extrovertidos têm um melhor desempenho em contextos de networking do que os introvertidos, porque realmente gostam de eventos socias, como happy hours, jantares de trabalho e festas. Na realidade, os introvertidos podem ser igualmente bem-sucedidos porque são capazes de construir relacionamentos mais profundos.
Quer se identifique como introvertido ou extrovertido, terá de ir além de relacionamentos superficiais para construir uma rede de networking significativa. Isto porque quer criar uma conexão com pessoas que estimulem o seu pensamento, lhe concedam acesso a possíveis oportunidades e não hesitem em ajudá-lo, caso precise de encontrar um novo emprego ou iniciar um negócio.
Desta forma, não basta ter pessoas na sua rede que apenas o conheçam. É fundamental que se preocupem consigo e que estejam dispostos a investir tempo em si.
Tendo em consideração os pontos fortes dos introvertidos ou de qualquer outra pessoa que odeie as típicas conversas de circunstância, apresentamos três dicas de networking para “sobreviver” à festa de Natal e/ou final de ano da sua empresa.
1. Concentre-se nos pontos fortes dos outros
Em geral, os extrovertidos têm um maior número de contactos profissionais e tendência a se relacionar com mais frequência, alargando a sua esfera de influência.
Os introvertidos, que geralmente mantêm uma rede de contactos um pouco menor, são mais ponderados quando comunicam, fazendo perguntas pertinentes e ouvindo atentamente as respostas. Têm, também, uma inclinação natural para a observação, o que torna mais fácil para os introvertidos perceber os pontos fortes e as contribuições dos outros.
Na verdade, não precisa de socializar com o maior número de pessoas possível. Ao desenvolver menos socializações, mas com interações mais significativas, pode obter os mesmos resultados, ou até melhores, na construção de uma rede de networking eficaz.
Se têm uma inclinação natural para não chamar a atenção sobre si mesmo, colocar o foco nos pontos fortes dos outros será uma tarefa fácil. Para isso, pode optar por colocar questões que o permitam perceber o que faz o seu novo contacto, a forma como o faz, quais são os feitos dos quais mais se orgulha e pedir conselhos sobre como melhorar as suas áreas de especialização.
2. Seja disciplinado na forma como expressa a gratidão
Networking é trabalho. Não existe uma maneira fácil e rápida de criar uma sólida rede de networking; por isso, deve estar preparado para despender algum tempo a construí-la. A boa notícia é que pode optar por não comparecer a alguns eventos sociais que lhe sugam energia, desde que seja disciplinado em partilhar regularmente a sua apreciação.
Expressar gratidão a outras pessoas mostrou ser uma maneira eficaz de gerar comportamento pró-social e constituir boa vontade duradoura. É quase contraintuitivo, mas quando dedica algum do seu tempo a agradecer genuinamente a alguém, a pessoa acaba por valorizá-lo mais.
De forma a implementar este conceito na sua rede de networking precisa de se revelar mais deliberado na forma como demonstra gratidão. Provavelmente faz questão de agradecer aos seus direct reports, mas com que frequência agradece ao seu manager, colegas, ex-colegas ou parceiros? Se se comportar como a maioria das pessoas, não o faz com muita frequência.
Pense em todos os seus antigos chefes que lhe ensinaram algo a que ainda hoje recorre, nos ex-membros da sua equipa que, pela sua dedicação, sempre o inspiraram, e em todos os parceiros de negócios que partilharam uma nova perspetiva e o desafiaram a ser cada vez melhor.
Sempre que pensar em alguém que afetou a sua vida profissional, adicione-o à sua lista de agradecimentos. Comece com o objetivo de enviar uma nota de agradecimento por semana. Uma mensagem de agradecimento bem escrita, específica e autêntica pode ajudar a manter um contacto profissional.
Num mundo tão ocupado como o nosso, o simples ato de tirar tempo para agradecer a alguém pode fazer a diferença.
3. Faça check in quando não quer nada
Os introvertidos tentam dar às pessoas o mesmo nível de privacidade que preferem. O que se pode revelar uma desvantagem na manutenção da sua rede de networking, porque faz com que só exista contacto perante um motivo específico.
No entanto, ao fazer check in sem motivo, está a demonstrar às pessoas da sua rede de contacto que se importa com elas. Mesmo quando não existe uma interação há já algum tempo, é sempre bem-vindo um check in não solicitado e autêntico.
Primeiro, verifique que não precisará de nada dessa pessoa num futuro próximo. Caso contrário não surtirá efeito se passado um mês ou dois for pedir um favor. Se a ideia é essa, seja direto e peça ajuda, em vez de fazer o check in e acabar por atrasar esse pedido.
Há um tempo para fortalecer a sua rede de contactos e um tempo para usá-la, torna-se difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo. É por isso que é importante trabalhar no desenvolvimento de uma rede de networkig coesa.
Como introvertido não se deixe intimidar pela ideia de criar uma rede de contactos. Mantenha o foco em se aproximar das pessoas e em nutrir esses relacionamentos, e terá todo o apoio necessário.
Artigo Original: 3 Networking Tips For Introverts And Anyone That Hates Holiday Parties (Forbes)