Nem todos os bons comunicadores conseguem liderar, mas todos os bons líderes conseguem comunicar.
De todas as habilidades dos líderes (pelas quais são identificados), a comunicação é universalmente considerada a mais importante e indispensável.
Após a realização de uma pesquisa por parte do Wall Street Journal, demonstrou-se que o conjunto de habilidades mais procuradas num líder é a comunicação eficaz.
Vários trabalhadores de diversas organizações consideraram que, apesar de encontrarem candidatos com todas as habilidades que necessitavam (contabilidade, engenharia, finanças, etc.), detinham-se com o problema de que nem todos conseguiam comunicar de forma clara e eficaz. Muitos alegavam deter de boas capacidades de comunicação, contudo, nem sempre se verificavam.
Efetivamente, as seis habilidades de comunicação necessárias numa boa liderança são: a) capacidade de escrita; b) capacidade verbal; c) boa apresentação; d) capacidade não verbal; e) comunicação intercultural; f) capacidade de escuta.
As seis habilidades de comunicação mencionadas, são acompanhadas por características indispensáveis, como: a) consciência; b) clareza; c) simplicidade; d) autoridade; e) relevância; f) credibilidade.
Contudo, também estas características podem nem sempre estar presentes e podem ficar comprometidas devido a: a) distração; b) emoção; c) preconceito; d) diferenças linguísticas; e) discrepâncias; f) desatenção.
Assim, para que as habilidades de comunicação sejam eficazes nos líderes, torna-se fundamental existir foco, objetividade, mente aberta, capacidade de articulação, capacidade de analisar os factos e concentração, por parte dos mesmos.
Artigo original: The Six Leadership Communication Skills