Quando planeia as suas férias sozinho(a), as coisas tornam-se muito simples. Não existem opiniões ou ideias diferentes nem existe ninguém com quem tem que se comprometer. Na realidade, pode fazer o que realmente deseja. Vários estudos têm demonstrado que as viagens individuais têm aumentado significativamente, nomeadamente em sujeitos do sexo feminino.
No entanto, a maior parte das viagens ainda são realizadas em família ou com amigos. Para além de opiniões distintas sobre o valor ou o tipo de férias que cada um pretende, as diferenças de personalidade podem determinar o tipo de férias que irá realizar.
Está comprovado que viajar deixa as pessoas mais felizes, mas qual é a melhor forma de planear as suas férias tendo em conta as opiniões de terceiros?
Pense em planear as suas férias como se estivesse a trabalhar num projeto. Tem que cumprir uma meta, tal como a pessoa com quem irá passar férias. Contudo, se tiverem personalidades diferentes, têm que atingir os objetivos de formas diferentes, principalmente se tiverem preferências claras pelo Judging ou Perceiving.
Apesar das diferenças de personalidade, estas podem auxiliar o grupo, o casal ou família se forem trabalhadas em conjunto e se souber lidar com as mesmas.
Se tiver preferência por Judging foque-se em estabelecer um plano de férias e concentre-se no término das tarefas. Geralmente, quem tem preferência por Judging gosta de seguir um plano de forma a evitar mudanças de última hora (especialmente se implicar um custo mais elevado).
No entanto, se a sua preferência for por Perceiving, deverá focar-se no desenvolvimento do plano de férias e avaliar diversas possibilidades que podem surgir em última instância. Por norma, aqueles que têm uma preferência por Perceiving não se importam de alterar o plano de férias ou de realizar possíveis mudanças de última hora.
As pessoas que têm preferência por Judging ou Perceiving podem entrar facilmente em conflito, nomeadamente no planeamento de tarefas e/ou atividades, inclusive férias.
Porém, pode transformar essas desavenças em vantagens, lembrando-se que cada um tem uma personalidade diferente e podem trabalhar em conjunto, facilitando o planeamento de qualquer atividade.
Como é que os diferentes tipos de personalidade (Judging e Perceiving) gostam de planear
Quem tem maior preferência por Judging tende a começar a planear qualquer atividade com antecedência e de forma sistemática. Normalmente, têm a sua atividade planeada cerca de uma semana antes do prazo estipulado. Estes indivíduos têm tendência a considerar que os que têm preferência por Perce
Já os que têm preferência por Perceiving, começam a planear mais perto do prazo. Gostam de trabalhar de forma espontânea e com níveis de esforço mais elevados.
De acordo com o tipo de personalidade MBTI® a dupla poderia negociar as suas diferenças no início do processo de planeamento das férias, de forma a evitar conflitos.
Use as diferenças no tipo de personalidade como uma vantagem
O grupo, casal ou família deve identificar objetivos específicos que necessitam de ser feitos até à primeira semana do respetivo mês (decidir as datas de início e final da viagem, comprar os voos, encontrar um hotel).
As pessoas com preferência por Judging precisam que as pessoas com preferência por Perceiving façam a sua parte do planeamento à sua maneira. Isto poderá significar que esta última se encontra a planear uma parte das férias (lista de atividades ou restaurantes) que não precisam de ser decididas precocemente.
O tipo de personalidade com preferência por Perceiving não gosta de planear de forma rígida e prefere estar aberto a novas opções e/ou informações. Assim, qualquer coisa que possa ser planeada posteriormente (e mais à ultima da hora) funciona bem para os mesmos.
Deste modo, e para finalizar, recorde-se que a autoconsciência desempenha um papel fundamental na comunicação nos diferentes tipos de personalidade e que tornam o trabalho de qualquer pessoa mais fácil.
Artigo original: How to Plan a Vacation Without Frustrating Your Travel Partner | Psychometrics Canada