Ser líder de si mesmo é o primeiro passo. Neste artigo Linda Scotti (Leadership Coach na Google e certificada em EQ-i2.0 – Inteligência Emocional) mostra o que é mais necessário para ser um líder inspirador.
“…Por isso, o seu legado [de um líder] não devem ser prédios, programas ou projetos; o seu legado devem ser as pessoas.” (Myles Munroe)
Muito tem sido escrito sobre liderança e as qualidades de um líder autêntico. Este artigo não pretende ser mais do mesmo. É sim sobre a liderança que vem de dentro, que não tem nada a ver com títulos mas com aquilo que você é e o seu desejo de realização. Porque antes de mais, quer liderar-se a si mesmo, não é verdade? E como pode fazê-lo? Primeiro passo: perceber como recuperar o controlo do piloto automático – o cérebro temeroso pré-programado – porque a liderança começa por si.
Efetivamente, de que serve liderar os outros ou subir nos degraus se o faz a partir de um local pouco saudável que existe dentro de si? E se a sua necessidade de reconhecimento dos outros vem de um lugar vazio, uma necessidade de significado que não foi satisfeita? A questão é: de onde vem a sua motivação para ser um líder, a um nível mais profundo? Se souber a resposta para esta questão, muito bem! Fez os seus trabalhos de casa no que respeita à auto-consciência.
Se ainda não encontrou a sua resposta, posso assegurar que existe um novo mundo de significado e experiências quando se atrever a ir mais fundo.
É mais líder de você mesmo do que dos outros
Entre outras competências, a independência é uma medida de força e auto-confiança. As pessoas emocionalmente dependentes estão constantemente a procurar alguma forma de aprovação dos outros. Ainda que tomem decisões independentes quando estão em posições de liderança, estão constantemente à procura de validação e reconhecimento dos outros. Isto não significa que há algo de errado com a necessidade de receber uma palmada nas costas quando faz um bom trabalho. Significa sim que a falta de independência emocional vai deixá-lo perdido na incerteza (ler: ansiedade), procurando constantemente sinais de aprovação em cada passo. Os líderes autênticos são independentes porque eles sabem quem são, de onde vêm e para onde vão. Enquanto líder autêntico, não tem medo de escolher, porque mesmo que falhe e caia, sabe como voltar a levantar-se. O seu próprio sistema de valores e auto-confiança são a base da força interior e resiliência.
Consegue ver, ouvir e sentir as suas necessidades e as dos outros
Os líderes autênticos têm uma compreensão profunda das necessidades humanas, inclusive das suas próprias:
– Segurança/Certeza
– Variedade/Incerteza
– Significado
– Amor/Ligação
– Crescimento
– Contribuição
O trabalho não para na superfície. Quer sempre saber mais acerca das necessidades, dos objetivos e dos sonhos das pessoas com quem está a trabalhar. A curiosidade intensa, proveniente da sua orientação para a ligação, não se limita às relações profissionais. Surge com quase todas as pessoas que conhece porque as relações humanas têm o potencial de sustentar o crescimento e a aprendizagem. Os líderes autênticos nunca perdem uma oportunidade de aprender e crescer e mais ainda quando a oportunidade envolve entrar no desconhecido das motivações dos outros. Foca-se em descobrir o que motiva as pessoas e consegue-o, uma conversa após outra. Em vez de se motivar pela necessidade de controlar as opiniões e comportamentos dos outros, está genuinamente interessado em estabelecer relações a um nível mais profundo com os seus seguidores. E porque se preocupa? Primeiro, porque ao final do dia, somos todos seres-humanos conduzidos pelas mesmas necessidades, mesmo que possamos escolher satisfazê-las de diferentes formas. E em segundo lugar, porque os líderes que incorporam as necessidades do ser-humano sabem exatamente como inspirar todos os que estão à sua volta.
Pense no crescimento e na contribuição: ambos apelam ao melhor de cada um de nós.
Lidera e fala através do propósito (e não do ego)
Os verdadeiros líderes não investem em prédios. Jesus nunca construiu um prédio. Eles investem em pessoas. Porquê? Porque o sucesso sem um successor é um falhanço. Por isso, o seu legado não devem ser prédios, programas ou projetos; o seu legado devem ser as pessoas.”
(Myles Munroe)
Os líderes autênticos não são apenas apaixonados por aquilo que fazem. São muito mais apaixonados pelas pessoas e pelas contribuições. Este é o motivo pelo qual se deve preocupar com o seu legado. De facto, pode até não gostar de algumas tarefas ou deveres que o trabalho exige. Não há problema porque é um ser humano e, como tal, tem necessidade de variedade e crescimento. No entanto, sabe como invocar a motivação quando é preciso fazer as coisas. Ou seja, sabe porque faz aquilo que faz. A intenção e o propósito estão presentes para o levantar para que possa ver e sentir o que está para além desta montanha de tarefas pendentes. É o seu propósito na vida que mantém a sua visão de futuro viva na sua mente, não importando quantos obstáculos vai encontrar no caminho. Grandes objetivos e sonhos exigem paixão e perseverança. A perseverança pode ser, por vezes, enfadonha e esmagadora. Contudo, quando lidera através do seu propósito, as pessoas vão segui-lo porque sabem porque faz aquilo que faz.
Artigo original “Three signs that you are an authentic leader”
by Linda Scotti