People for Success

  • Português
  • Início
  • Sobre
    • Quem somos
    • Equipa
  • Ferramentas
    • Equipa – META TEAM
    • Personalidade
      • MBTI®Step I™
      • MBTI® Step II™
      • Pearman™
      • The Everything DiSC® – DiSCOVER THE POWER OF WE™
    • Inteligência Emocional
      • EQ-i
        • EQ-i 2.0
        • EQ360
      • MSCEIT™
    • Discovery Learning International (DLI)
      • Change Style Indicator
      • Decision Style Profile
      • Influence Style Indicator
      • Discovery Leadership Profile
      • Emerging Leader Profile
      • Business Simulations
    • Hardiness Resilience Gauge™
    • Risk Type Compass™
  • Formações
    • workshops
      • Workshop de Inteligência Emocional
      • Workshop de Desenvolvimento Pessoal (MBTI®)
    • certificação
      • Certificação Inteligência Emocional (EQ-i2.0 e EQ360)
      • Certificação Inteligência Emocional (EQ-i2.0/EQ360) Online
    • Calendário de formações
  • Blog
  • Testemunhos

Inteligência Emocional – a chave para uma boa liderança

10 Maio, 2017 por P4S

No passado dia 27 de Maio, a Maria Conceição Serra esteve na Master Class da Porto Business School a falar sobre o papel crucial que as emoções têm na vida pessoal e profissional de cada pessoa. O enfoque incidiu sobretudo no papel da Inteligência Emocional na área da Liderança.

Remetemos, de seguida, para o artigo publicado na página da Porto Business School sobre esta Master Class: “A Inteligência Emocional como fator-chave para prever o desempenho humano e potencial de desenvolvimento”.

Nos próximos anos, fruto da quarta revolução industrial e a a afirmação de novas tecnologias como a a inteligência artificial ou a robótica avançada, a forma como vivemos e trabalhamos vai sofrer transformações significativas. E a acompanhar essa mudança estarão novas tendências no mercado de trabalho, com postos de trabalho a desaparecerem e muitos outros a nascerem.

De acordo com o relatório “The Future of Jobs and Skills”, publicado em 2016 pelo World Economic Forum, entre 2015 e 2020, serão 5.1 milhões de empregos a ser afetados por estas mudanças. Prevê-se que cerca de 7.1 milhões de empregos desapareçam [sendo que 2/3 serão administrativos] e se criem 2 milhões de novos empregos, com principal incidência nas áreas da computação e engenharias, mas onde as profissões de “contacto”, onde as caraterísticas humanas são fundamentais.

O mesmo relatório refere ainda que perante as novas tecnologias e formas de trabalho, as pessoas terão de se tornar mais criativas para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho e aponta as 10 competências de trabalho essenciais em 2020:

  • Resolução de problemas complexos;
  • Pensamento crítico;
  • Criatividade;
  • Gestão de pessoas;
  • Coordenar-se com outros;
  • Inteligência Emocional;
  • Tomada de decisão e discernimento;
  • Orientação para o serviço;
  • Negociação;
  • Flexibilidade cognitiva.

E, de acordo com o relatório do World Economic Forum, a Inteligência Emocional – que nem constava na lista de 2015 – vai tornar-se numa das principais competências necessárias a todos.

A propósito da importância crescente da Inteligência Emocional e do papel que esta pode ter no mercado de trabalho, a Porto Business School organizou, no passado dia 27 de Maio, uma Master Class sob o tema “A Inteligência Emocional como fator-chave para prever o desempenho humano e potencial de desenvolvimento”.

Conduzida por Maria Conceição Serra, fundadora da P4S – People For Success e especialista no desenvolvimento de pessoas e organizações com recurso à psicologia psicométrica, a sessão explorou a importância das emoções e o seu papel no equilíbrio do ser humano na sua vida pessoal e profissional e da forma como as decisões devem ser tomadas, sendo que a Inteligência Emocional é responsável por 27% a 45% do sucesso.

 

Inteligência Emocional e Liderança

Para Maria Conceição Serra, a Inteligência Emocional pode ser definida como “um conjunto de habilidades emocionais e sociais que influenciam a forma como nos percecionamos e como nos expressamos. Como nós lidamos com desafios sociais e usamos esta informação emocional de forma efetiva. É um equilíbrio entre a razão e a emoção”.

A Inteligência Emocional explora áreas como as da tomada de decisão, as relações interpessoais ou a gestão de stress. Como tal tem impacto no mundo da gestão e “está muito indexada à liderança”, refere Maria Conceição Serra. Isto porque “quando se trabalha em equipa, trabalha-se com pessoas e é preciso perceber e saber ouvir os outros. Isso implica gerir emoções. Saber como motivar. A Inteligência Emocional ajuda a desenvolver pessoas e ideias. É muito humana”.

E nesta fase de transição no mundo do trabalho as mudanças são inevitáveis. “Há pessoas que têm uma tendência natural para a mudança. Outras não. Mas isso aprende-se”, salienta Maria Conceição Serra.

Sobre a importância da Inteligência Emocional em Portugal, Maria Conceição Serra revela que “em Portugal começa a haver algum interesse mas ainda fico muito longe do que seria expectável. Em outros países é quase um processo normal de desenvolvimento em determinada fase da carreira. Não só através das skills associadas à Inteligência Emocional, mas outras ligadas à liderança como um processo natural. Em Portugal há algumas empresas que já o fazem. Mas ainda há muitos casos em que temos líderes que são bons tecnicamente mas depois têm inúmeros problemas em gerir e motivar equipas”. E afirma que no mundo da gestão “ainda há muito a fazer ao nível da motivação.

E para se tomarem boas decisões, Maria Serra aconselha os seguintes passos, retirados do mais recente livro de Steven Stein, “The EQ Leader: Things to Think About”:

  1. Preste atenção às suas emoções e pratique-as, percebendo se são positivas ou negativas;
  2. Assim que perceba que está a receber emoções positivas ou negativas numa situação, foque-se nesses sentimentos. Deixe a sua mente seguir a emoção e veja que pensamentos são acionados. Tente não lutar contra a emoção, faça o seu melhor e compreenda-a;
  3. Quando tiver uma ideia do pensamento ligado à emoção volte à decisão que tem em mãos.

Depois pergunte-se as seguintes questões acerca dos seus pensamentos:

  • A minha resposta emocional foi razoável, tendo em conta os meus pensamentos?
  • Quão importantes são esses pensamentos nesta decisão?
  • Estou a exagerar na importância atribuída a alguns medos do passado, talvez em situações semelhantes?
  • Existem mais peças de informação que preciso de considerar para esta decisão?
  • Estou a ter um bom ou mau feeling acerca da decisão que estou prestes a tomar?

 

in http://news.pbs.up.pt/noticias/308/inteligencia-emocional-chave-para-uma-boa-lideranca

Próximas formações

Certificação em Inteligência Emocional 

26 de Setembro e 1 de Outubro, 2025

Distinções

Partners

Contactos

Sede:
Avenida da Liberdade, 110 - 1º piso
1269-046 Lisboa
Telf: +351 211 221 876
training@p4s.pt

Escritório Porto:
Rua de Diu nº 444
4150-273 Porto
training@p4s.pt

Política de Privacidade

Pesquisa

Copyright © 2025 · PEOPLE FOR SUCCESS · Design by We Blog you