Vários clientes de coaching costumam questionar sobre “qual é o estilo de liderança ideal?”, no entanto, a resposta mais adequada é: depende. Efetivamente, não existe um único estilo de liderança que seja “o ideal”. Cada estilo tem características positivas e negativas.
Estilos de liderança
Segundo Kirsten Meneghello, CEO de Illumination Coaching considera que existem dois estilos de liderança fundamentais:
Estilo de liderança dominante: estes líderes têm gerlamente um forte sentido de responsabilidade com o objetivo de obter bons resultados e esperam que os outros também assumam essa responsabilidade. Podem parecer líderes muito confiantes ou, em contrapartida, parecerem líderes bastante exigentes ou intimidatórios.
Estilo de liderança ponderado: estes líderes têm preferência por tomar decisões de forma ponderada, baseadas em factos e necessitam de tirar um tempo para conseguirem refletir. Concentram-se mais na eficiência e em demonstrar resultados com qualidade e comunicam de forma calma e clara. Este estilo de liderança pode tornar-se útil em situações de pressão, contudo, este perfil de líder nem sempre demonstra entusiamo ou energia necessários para motivar a equipa a alcançar os seus objetivos.
Em relação aos estilos de liderança apresentados, é importante referir que não existe um estilo certo ou errado. Cada um tem pontos fortes e pontos fracos e cada líder deve ser capaz de reconhecê-los.
Melhores práticas de liderança
Ao invés de comparar os diferentes estilos de liderança que existem, torna-se mais pertinente falar sobre as melhores práticas de liderança-
O modelo VAE, publicado no The Work of Leaders: How Vision, Alignment and Execution will Change the Way You Lead, apresenta um processo simples baseado em três etapas que são utilizadas pelos líderes:
Criar uma (V)isão – Ao implementar uma visão (para o futuro), os líderes eficazes necessitam de explorar esta ideia com a sua equipa. O objetivo consiste em explorar novas ideias a pôr em prática.
Construir um (A)linhamento em torno dessa visão – Após a exploração de diversas ideias sobre uma visão futura eficaz, os líderes necessitam de comunicar de forma consistente e clara com os restantes colaboradores, explicando o motivo da criação/implementação da “visão”.
Defender a (E)xecução – Por fim, os líderes eficazes devem garantir que as ideias em torna da “visão” estão a ser implementadas, avaliando a sua execução, elogiar os colaboradores, dar feedback, ajudar na resolução de problemas que possam surgir e celebrar o sucesso com todos os membros da equipa.
Perfis de liderança
Não existem perfis bons ou maus. O que se torna relevante na liderança é a autoconsciência do próprio líder e a forma como esta característica pode promover a criação de uma visão e a sua execução. Torna-se pertinente referir que o líder deverá compreender os seus pontos fortes e os seus pontos fracos e trabalhá-los, de forma a promover o desenvolvimento da sua liderança.
Artigo original: The Important Distinction Between Leadership Styles And Leadership Best Practices