O estudo que apresentamos foi elaborado pelo partner da P4S Fernando Pedro Novais, pelo Professor e Investigador Anastassios Perdicoulis (UTAD, FEUP e Oxford, UK) e pela Cristina Alves (UTAD) entre Setembro de 2015 e Julho de 2016.
O principal objetivo prendeu-se com a criação de um modelo de vendas otimizado, aplicando o MBTI®. Para tal, o desenvolvimento do modelo contou com a participação de uma empresa que passava por uma fase de transformação da área de telecomunicações para a área de IT.
Para alcançar uma maior eficiência, decidiu-se:
- Capacitar as forças de vendas para o trabalho com os clientes;
- Criar um modelo de procedimento de vendas com a ajuda do MBTI®;
- Diversificar as vendas introduzindo serviços de IT.
Procurou-se criar um rápido diagnóstico para identificar os perfis dos clientes, aplicando o MBTI® para otimizar o modelo de vendas.
Convidamo-lo a ler o estudo com maior detalhe para que perceba como o MBTI® é uma poderosa ferramenta para a área das Vendas nas organizações.
Applying The MBTI in a Sales Optimization Model