Quando as coisas se tornam difíceis, os verdadeiros líderes agem!
Tesla, o fabricante de automóveis elétricos liderado pelo conhecido CEO Elon Musk, tem-se debatido com questões de segurança nos últimos anos.
Worksafe, um grupo sem fins lucrativos de defesa dos trabalhadores, noticiou que a taxa de acidentes na fábrica da Tesla, na Califórnia, foi 30% maior do que a média da indústria em 2014 e 2015.
Elon Musk insiste, no entanto, que a segurança é a principal prioridade na Tesla. Ele afirma que algumas ações levadas recentemente a cabo, como a contratação de centenas de colaboradores para criar um terceiro turno e reduzir o excesso de horas extra, tiveram um enorme impacto na redução de acidentes de trabalho.
Um e-mail que Musk enviou aos colaboradores mostra como está a levar este assunto a sério. Aqui está uma parte do e-mail:
Não existem palavras para expressar o quanto me preocupo com a vossa segurança e bem-estar. Fico com o coração partido quando alguém se magoa a construir carros e a dar o seu melhor para o sucesso da Tesla.
Nesse sentido, eu pedi que me seja reportado diretamente a mim cada acidente que acontecer, sem exceção. Vou reunir com a equipa de segurança todas as semanas e gostaria de me encontrar com todas as pessoas que se magoaram, assim que fiquem melhores, para que consiga compreender o que precisamos de fazer para melhorar as coisas. Irei depois para a linha de produção e vou desempenhar a mesma tarefa que eles fazem.
Isto é efetivamente o que todos os managers da Tesla devem fazer. Na Tesla, nós lideramos a partir da linha da frente, não de um local seguro e confortável. Os managers devem pôr sempre a segurança da sua equipa acima da sua própria.
Se Musk se mantiver fiel à sua palavra, será um exemplo notável de um líder de uma empresa que está disposto a fazer o que for necessário para impulsionar a mudança – e mostra que não tem medo de estar nas trincheiras.
O que podemos aprender com o e-mail de Musk
A Inteligência Emocional, a capacidade de fazer com que as emoções trabalhem a seu favor e não contra si, é uma qualidade essencial de líderes eficazes.
As palavras de Musk podem ser tocantes para algumas pessoas, mas é, de facto, a sua promessa de agir que é mais poderosa. Estar pessoalmente com cada colaborador acidentado e aprender como desempenhar a tarefa que causou o acidente é notável para o CEO de qualquer empresa.
Os líderes verdadeiramente eficazes sabem como inspirar os seus seguidores, devem praticar aquilo que apregoam e dar o exemplo. Não têm receio de delegar mas também sabem quando devem tomar as rédeas. Quando surge um problema sério, eles aumentam o seu envolvimento e trabalham incansavelmente para melhorar as coisas.
A sua equipa também precisa de saber que está lá para os defender. São só palavras? Ou está disposto a dar a cara por eles?
A posição de Musk é uma das melhores formas de o fazer. Quando um manager tira tempo para trabalhar lado a lado com um membro da equipa que está frustrado, com o objetivo de compreender melhor a perspetiva da pessoa, coisas boas vão acontecer. Este exercício, apesar de consumir algum tempo, constrói empatia e harmonia, provando ser extremamente motivador.
Infelizmente, nem todos os managers estão dispostos a fazer esse tipo de investimento.
Por isso, pergunte-se:
- Qual o maior desafio ou dificuldade da minha equipa?
- O que posso fazer para melhorar as coisas?
Se conseguir responder a estas duas questões – e dar-lhes continuidade – não importará qual o título do seu cargo. Os seus colegas estarão dispostos a segui-lo.
Artigo original “This Email from Elon Musk to Tesla employees is a master class in Emotional Intelligence”
by Justin Bariso (in Inc.)