Uma liderança eficaz necessita de compreensão face às necessidades dos outros sem que isso implique responsabilizar os colaboradores, caso necessário. Com o aumento da carga laboral e face à atual situação pandémica (Covid-19), este equilíbrio pode tornar-se comprometido, até mesmo para os líderes mais competentes.
“Eu vejo muitos artigos que se focam apenas na importância dos líderes expressarem a empatia. A empatia na liderança é importante, mas é apenas parte da história. A verdade é que a maior parte das questões empáticas que um líder pode exercer com os seus colaboradores rege-se pela criação de uma cultura de responsabilidade. Estes dois conceitos podem parecer divergentes. Contudo, já trabalhou numa equipa com falta de responsabilidade? Se a resposta for sim, provavelmente já experienciou algumas das seguintes repercussões:”
- Níveis de desempenho deficitários;
- Prazos não cumpridos;
- Falta de confiança da equipa;
- Conflito contínuo na equipa.
Líderes que demonstram uma empatia saudável, entendem que a responsabilidade é necessária para que os colaboradores da sua equipa detenham de altos níveis de motivação, confiança mútua e desempenho. Os melhores líderes esforçam-se por mostrar empatia e responsabilidade, dado que ambas são necessárias para a construção de uma cultura onde os colaboradores podem progredir.
3 formas de demonstrar responsabilidade na liderança empática
1. A responsabilidade aumenta a confiança da equipa
É difícil exagerar a importância de estabelecer um padrão de responsabilidade para construir confiança nas nossas relações profissionais. Responsabilidade e confiança estão interligadas. E esta relação é cada vez mais evidente à medida que as equipas trabalham virtualmente afim de cumprir os seus objetivos. No artigo da HBR, The Neuroscience of Trust, Paul Zak compartilhou a importância da confiança nas organizações, como podemos constatar: “Em comparação com pessoas que têm baixa confiança numa organização, as pessoas que detêm de uma alta confiança apresentam 74% do nível de stress mais reduzido, 106% de maior energia no trabalho, 50% de maior produtividade, 76% de maior compromisso, 29% de maior satisfação pessoal e 40% de menores níveis de Burnout”.
Assim, é função do líder consiste em estabelecer processos e comportamentos que garantam uma maior responsabilidade, dado que a confiança se desenvolve quando os colaboradores de uma equipa compreendem e sentem que os colegas de trabalho são confiáveis. Bem como, quando os colaboradores cumprem os seus compromissos, a confiança é igualmente construída.
2.A responsabilidade constrói expectativas claras
Uma pesquisa da Gallup ilustra que definir expectativas claras é um dos elementos mais fundamentais para aumentar o compromisso por parte dos colaboradores. Todos eles necessitam de saber o que se espera do local de trabalho. Ter expectativas claras possibilita aos colaboradores ter mais clareza, foco e, consequentemente uma maior desempenho.
3. A responsabilidade permite a realização
Para que um colaborador confie no seu líder, é importante que o primeiro acredite que o líder pode ajudá-lo a nível laboral, ao mesmo tempo que mantém um relacionamento de confiança. Os colaboradores tendem a ter uma sensação de realização quando trabalham e alcançam os seus objetivos. O livro The Progress Principle, de Teresa Amabile e Steven Kramer descreve o que torna as pessoas felizes, motivadas, criativas e produtivas no contexto laboral. Estes autores afirmaram: “De todas as coisas que podem aumentar as emoções, a motivação e as perceções durante um dia de trabalho, a mais importante é fazer progressos num trabalho significativo”.
Quando os colaboradores experienciam uma sensação de realização no local de trabalho, naturalmente aumentam o seu compromisso e a sua motivação. É por isso que os líderes necessitam de apoiar comportamentos e incutir processos que permitam os colaboradores sentir a sensação de realização e de sucesso ao atingir metas.
Os líderes que demonstram empatia saudável são capazes de mostrar consciência e preocupação com as necessidades de seus colaboradores, ao mesmo tempo que estabelecem uma cultura em que os colaboradores se tornam responsáveis pelo cumprimento dos compromissos acordados. Este é um dos muitos paradoxos da liderança com base no sucesso.
Artigo Original: A Leader’s Challenge: Demonstrating Empathy While Establishing Clear Accountability