Fornecer um feedback construtivo pode ser stressante, visto que a maioria dos líderes não quer desconstruir o espírito dos seus colaboradores.
Uma mudança laboral, respetiva ao local presencial para o remoto, remove a nuance que pode ajudar a suavizar o golpe das “más” notícias.
A negatividade molda a forma como as pessoas ouvem o feedback. Tal como Roy Baumeister e John Tierney explicam no livro The Power of Bad, a “tendência universal dos eventos e das emoções negativas afetam-nos mais fortemente do que os positivos”. Por outras palavras, temos tendência a ruminar sobre as críticas e ignoramos os elogios.
A presença da negatividade pode ser um desafio em qualquer conversa onde o feedback é dado, contudo, torna-se particularmente problemático nos dias que correm devido ao stress que muitas pessoas estão a enfrentar devido ao atual contexto pandémico. Neste momento, no que tem sido um período difícil para tantas pessoas, os colaboradores podem estar ainda mais propensos a concentrarem-se nos aspetos negativos. Por exemplo, se disser: “Preciso que refaça este relatório”, eles podem interpretar como: “O seu trabalho está péssimo”.
Alguns managers relatam que quando dão um feedback de forma presencial, conseguem ajustar o contexto para comunicar a gravidade das notícias. Escolhem uma sala com cadeiras confortáveis e coloridas e uma mesa de centro baixa, caso quisessem que o ambiente parecesse descontraído e casual ou optariam por uma sala de reuniões com cadeiras ao redor de uma grande mesa formal, se quisessem comunicar um assunto mais sério.
O stress está a aumentar os níveis de negatividade. Praticar algumas estratégias para transmitir um feedback construtivo pode ajudar a evitar que a negatividade e o local de trabalho digital distorçam a forma como os seus colaboradores recebem o seu feedback.
Faça perguntas
Comece a sua conversa de feedback construtivo perguntando à outra pessoa sobre a sua perspetiva acerca de um determinado tema. Pode perguntar: “O que achou deste relatório?”. Deverá compreender a experiência deles e o que pensam sobre o seu trabalho – talvez nunca tenham trabalhado tanto num documento de três páginas.
E se disserem que acharam que tudo correu bem e não expressarem nenhuma preocupação? Pode estar a lidar com um “desempenho despercebido”. Se observou o problema diretamente, pode dizer: “Pergunto porque notei X” e, se não observou o problema, pergunte: “Pergunto isto porque ouvi X”. Em ambos os casos, deve esperar que o colaborador esteja disposto a pensar em diferentes maneiras de lidar com a situação. Deixe claro que estão a ser avaliados pelos resultados e não pelo esforço.
Dê uma apreciação antes de fazer críticas
Os indivíduos encontram-se mais recetivos a críticas construtivas se primeiro lhes for explicado o que especificamente fizeram bem. Se não houver muito que possa elogiar sobre o trabalho, elogie a disposição deles para continuarem a melhorar e progredir.
Demonstre as suas boas intenções
Demonstrar explicitamente as suas boas intenções ajuda bastante a melhorar a forma como a outra pessoa ouve as notícias negativas.
Clarifique e contraste
As declarações contrastantes podem trazer clareza. Depois de expressar a sua preocupação ou sugestão, siga-a com “O que quero dizer é X. O que não quero dizer é Y”.
Peça à pessoa que exponha as suas principais conclusões
Economize o seu tempo para que no final da conversa consiga perguntar: “Quais são as suas três principais conclusões?”. Quando dá um feedback remotamente, é muito fácil para a outra pessoa terminar a ligação de forma abrupta do que faria pessoalmente. É melhor corrigir qualquer mal-entendido no momento, do que deixá-los ruminar durante a noite ou o fim de semana.
Embora o stress contínuo, causado pela pandemia, possa fazer com que os seus colaboradores recebam um feedback construtivo de forma mais difícil do que o usual, transmiti-lo com clareza e sensibilidade ajudará a que se concentrem na realidade da sua mensagem, mesmo num contexto remoto.
Artigo original: Giving Critical Feedback Is Even Harder Remotely