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Equipas com alto desempenho? Foque-se nas ligações sociais

1 Fevereiro, 2022 por P4S

Todos os líderes querem resolver o “quebra-cabeças” do que faz uma equipa de alto desempenho. Uma peça que muitas vezes falta é a importância das conexões sociais. Se está a sobrecarregar a sua equipa, aqui estão algumas estratégias, baseadas em diversas pesquisas, para promover uma maior conectividade.

  • Invista tempo em vínculos sobre tópicos não relacionados com o trabalho:

As melhores equipas não são mais eficazes porque trabalham o tempo inteiro. De facto, discutir coisas não relacionadas com o trabalho – desportos, livros e família, por exemplo – revela interesses compartilhados, permitindo que as pessoas se conectem de maneira genuína, o que resulta em amizades mais próximas e melhor trabalho em equipa.

  • Crie uma cultura onde expressar apreço seja uma norma:

O reconhecimento é, muitas vezes, uma força motivadora e poderosa, mais do que os incentivos monetários. E um reconhecimento de um bom trabalho não deve fluir apenas de cima para baixo. Deverá torná-lo uma regra dentro da sua equipa.

  • Valorize a autenticidade:

É importante criar um ambiente em que os funcionários se sintam à vontade para expressar com franqueza as suas emoções positivas e negativas, bem como elogiar e brincar com os colegas de equipa.

Para ver mais estratégias aceda a: 5 Things High-Performing Teams Do Differently

Tagged With: TeamBonding

5 resoluções para construir a resiliência e prosperar em 2022

14 Janeiro, 2022 por P4S

Não pode controlar tudo o que o afeta, é um facto. Contratempos acontecem e oportunidades surpreendentes podem surgir. Reconhecer que não pode controlar tudo – nem as suas deceções ou as suas grandes vitórias – é uma parte fundamental para manter a resiliência a longo prazo.

Ainda assim, a sua forma de pensar pode determinar o quão bem responde ao que surge no seu caminho, quão resiliente é e quão gratificante considera o seu trabalho e a sua vida.

Aqui estão 5 resoluções essenciais para ajudá-lo a aproveitar ao máximo este ano:

1. Reconheça que o seu trabalho e a sua vida estão na mesma equipa

Já ouviu a frase “equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”. Parece admirável à primeira vista. E sim, precisa de equilibrar as demandas da sua carreira profissional e as demandas e desejos fora do contexto de trabalho. Interesses externos também ajudam a construir conexões e capital social. Podem até impulsionar a sua “marca” de carreira.

2.Lembre-se de que é o responsável pela sua carreira

O mundo profissional é muito competitivo. As pessoas estão ocupadas. Aqueles que estão acima de si, estão focados no seu próprio caminho. Para além disso, é muito difícil para os chefes avaliarem com segurança como é que um indivíduo contribuiu para o sucesso ou para o erro de uma equipa. Tudo isto significa que, qualquer coisa que queira que aconteça terá que vir dos seus próprios esforços.

3. Atente no seu sucesso e nas vantagens que pode retirar

Outra parte de adorar a sua carreira (e a sua vida) é perseguir os seus desejos, sonhos e objetivos, mesmo que os outros não entendam exatamente o caminho que deseja seguir. Este também poderá ser um ótimo momento para obter mais conhecimento que pode ajudá-lo a subir de cargo ou a seguir em frente.

Quaisquer que sejam as especificidades de seus objetivos, ter o melhor ano da sua carreira profissional ainda envolve ter muito claro o que quer e perseguir essa ideia até ao fim.

4.Reconstrua o seu capital social e acumule novas conexões

Quase todos “reduziram” o capital social durante a pandemia, pois a falta de tempo presencial impedia o surgimento de novos relacionamentos e, nalguns casos, enfraqueceu os existentes. Este ano, concentre-se em reconstruí-lo, mesmo que isso aconteça pela vertente virtual.

Uma estratégia: construir um plano de visibilidade pessoal. Este é um plano específico que leva em consideração os desafios do trabalho remoto ou híbrido e inclui formas de permanecer visível. Pode decidir fazer mais do que o solicitado ou entregar o trabalho no tempo estipulado ou pode planear encontros regulares com colegas fora do trabalho.

5.Reconheça que está num relacionamento com a sua carreira profissional

Em 2022 deve prestar atenção à sua carreira. Nutrir um relacionamento com a sua carreira profissional significa que se sente bem com a mesma e, por isso, deve cuidar dela.

Como pode fazer isso? Para começar, certifique-se de concentrar a sua atenção nos seus sucessos e não nos seus fracassos. Todos temos contratempos, mesmo as pessoas mais bem-sucedidas. Aprenda com eles, siga em frente e mantenha o foco nos seus pontos mais altos.

Para fazer de 2022 o melhor ano da sua carreira profissional, assuma o controlo das suas atitudes e ações. À medida que entramos num ano com tantas incógnitas, decida escolher o caminho que lhe trará mais alegria.

Artigo original: 5 Resolutions To Build Resilience And Rise And Thrive In 2022

O EQ-i 2.0 é o teste de inteligência emocional líder na indústria. Veja porquê.

10 Janeiro, 2022 por P4S

O EQ-i 2.0 ®, da MHS é um dos testes de inteligência emocional mais usados no mundo e com mais de 25 anos de pesquisa e experiência. As competências de inteligência emocional são críticas para construir relacionamentos e equipas, resolver conflitos, resolver problemas, liderar com eficácia e construir a resiliência. O EQ-i 2.0 fornece uma avaliação detalhada das áreas com potencial para serem desenvolvidas. Cada avaliação vem com um relatório abrangente que descreve como é que as competências de quociente emocional (QE) de um indivíduo trabalham conjuntamente e fornece estratégias para equilibrar as competências de QE para maior eficácia. Aqui estão apenas algumas razões pelas quais os coaches continuam a investir no EQ-i 2.0.

Oferece um programa de certificação rigoroso

Para entender os impulsionadores emocionais de uma pessoa, precisa de compreender o comportamento humano, a sua avaliação e o feedback. Embora possa improvisar, nada supera o conhecimento e a experiência.

O EQ-i 2.0  concentra-se nas habilidades aprendidas que podem ser usadas para complementar os resultados de outros instrumentos piscométricos.

A inteligência emocional compreende um conjunto de habilidades – habilidades que podem ser aprendidas. Sabemos que os traços de personalidade, na sua maioria, são estáveis ao longo da vida. Embora os testes de personalidade ajudem as pessoas a obter autoconsciência e perceção de si mesmas, os traços de personalidade – como introversão e consciência – são menos capazes de serem ensinados visto que são estáveis. No entanto, as pessoas podem usar o EQ-i 2.0 para desenvolver habilidades que as ajudem a ter um desempenho mais eficaz, independentemente de sua personalidade inata.

O EQ-i 2.0 é bastante procurado e muito relevante

A confiabilidade e validade são conceitos essenciais para avaliar, ao selecionar uma avaliação psicológica. A pesquisa original sobre o EQ-i começou em 1985 e uma pesquisa recente na base de dados da APA PsycNet ® ilustrou mais de 365 estudos publicados com foco no EQ-i. Embora nos adaptemos a novas maneiras de trabalhar, à medida que o impulso para um ambiente virtual e digital acelarou rapidamente no último ano, compreender e construir um conjunto de habilidades emocionais é mais importante do que nunca. Mesmo quando os tempos eram voláteis no meio da pandemia, as pontuações médias no EQ-i 2.0 permaneceram estáveis. Durante quase 20 anos, consultores e organizações confiaram na ciência que sustenta o EQ-i 2.0 para ajudar a melhorar o desempenho humano. Sendo a primeira medida cientificamente validada de inteligência emocional, juntamente com pesquisas de organizações de primeira linha, significa que pode contar com o EQ-i 2.0 para adicionar robustez e precisão às suas iniciativas de gestão de talentos.

O EQ-i é a primeira e uma das únicas ferramentas que medem o nível de responsabilidade social de um indivíduo

Muito antes de se tornar popular, medíamos a responsabilidade social de uma pessoa como parte de nossa faceta nos relacionamentos interpessoais. Definitivamente, estávamos no caminho certo, visto que os dados mostraram que a responsabilidade social está altamente relacionada (mas não tão obviamente) à autenticidade, integridade e transparência de um líder.

O EQ-i 2.0 é uma marca confiável

Tendo sido a principal ferramenta de inteligência emocional no mercado desde o início de 1990, ajudou a estabelecer o EQ-i 2.0 da MHS. Dezenas de milhares de utilizadores no governo, nos serviços militares, nas associações sem fins lucrativos, nos serviços financeiros, farmacêuticos, na saúde e indústrias de todos os tipos já atestam a qualidade do EQ-i 2.0. É confiável como uma das ferramentas de inteligência emocional mais validadas e disponíveis.

A quantidade de produtos complementares e de apoio ao EQ-i 2.0 são de alta qualidade e fornecem um desenvolvimento significativo para os clientes

Pode ter acesso a uma variedade de ferramentas que pode usar para ajudar os seus clientes. Há o livro EQ Edge, o EQ Leader, Workshop de Líder Emocionalmente Eficaz, EQ-i ®2.0 Workbook, relatórios de liderança EQ Connections ™ e muitos outros recursos para torná-lo um consultor/coach mais profissional e confiável ou especialista interno em inteligência emocional.

A MHS tem o melhor sistema de suporte contínuo ao redor

Como uma organização que oferece avaliações e programas de inteligência emocional há mais de 20 anos, a MHS tem a profundidade e a experiência para ajudá-lo e mantê-lo atualizado com os avanços mais recentes na área. Detém de uma rede mundial de especialistas em EQ-i 2.0 que o ajudam e apoiam. Fazem igualmente parceria com clientes para ajudar a desenvolver programas personalizados de alta qualidade.

Artigo original: The EQ-i 2.0 is the industry leading emotional intelligence test. Here’s why. – MHS Assessments

Erros sobre a Inteligência Emocional

21 Dezembro, 2021 por P4S

Muitas pessoas consideram que ter inteligência emocional significa ser “agradável” ou “porreiro”. Mas essa perceção obscurece alguns benefícios fundamentais para o desenvolvimento de EI.

A primeira coisa que, muitas vezes, vem à mente quando alguém diz que um colega de trabalho é “porreiro”, significa que é agradável trabalhar com ele.

Por exemplo, um gerente pode ser educado e estar disposto a agradar os outros. No entanto, podemos falar com pessoas que trabalham com o próprio e descobrir que o ambiente de trabalho em que se encontram é tóxico devido ao gerente. Por outro lado, especialmente em contextos de negócios, também existem pessoas gentis e que tentam evitar conflitos e, portanto, são facilmente manipuláveis. Assim, levanta-se a questão sobre a pertinência de trabalhar a sua inteligência emocional.

De facto, ser hábil em cada uma das quatro componentes da inteligência emocional permitiria que tivesse confrontos quando necessário e de maneira mais estratégica e produtiva. Essas componentes são: autoconsciência emocional, autogestão, consciência social e gestão dos relacionamentos.

Como é que estes componentes interagem para lidarmos com um conflito? Se for realmente oposto ao conflito, poderá evitá-lo totalmente. A inteligência emocional fornece um meio-termo entre esses extremos. Uma forte autoconsciência e autocuidado permitiriam um controlo dos seus impulsos ou qualquer ansiedade que pudesse sentir em torno de uma conversa. Um senso de empatia altamente desenvolvido – que faz parte da consciência social – permitiria que observasse a situação do ponto de vista da outra pessoa, em que podia apresentar os seus argumentos de forma que a fizesse sentir-se escutada. E lidar com conflitos é uma parte importante da gestão dos relacionamentos. Diria o que pretende, de forma clara e forte e de forma a que a outra pessoa conseguisse ouvir.

No entanto, também é possível que certas pessoas que exibem certos tipos de inteligência emocional sejam excessivamente estratégicas nas suas abordagens. Isso porque ter uma inteligência emocional forte significa que, até certo ponto, tem a capacidade de gerir as emoções das pessoas ao seu redor, bem como as suas.

Existem três tipos diferentes de empatia que residem em diferentes partes do cérebro: cognitiva, emocional e a preocupação empática.

Os líderes que desenvolvem a sua inteligência emocional de forma mais deliberada estarão mais sincronizados não apenas com todos os aspetos relativos à empatia, mas com todas as quatro componentes da inteligência emocional mencionadas. Acreditar que a inteligência emocional significa simplesmente ser “porreiro” ofusca o que torna essa estrutura tão útil – e impede que os líderes tenham conversas produtivas que aumentam a sua capacidade de influenciar e liderar.

Artigo original: What People (Still) Get Wrong About Emotional Intelligence

Dicas simples para se sentir conectado com os outros, mesmo estando fisicamente separado

7 Dezembro, 2021 por P4S

Com a crise pandémica, mantendo as pessoas fisicamente separadas umas das outras, gestos simples – como enviar um e-mail ou partilhar um recurso útil – podem inspirar uma sensação de união, refere o psicólogo de Stanford Greg Walton.

De acordo com a pesquisa de Walton, pequenas dicas sociais podem ter um grande impacto. O psicólogo descobriu que, as pessoas que trabalham sozinhas, se ouvirem apenas que podem colaborar em conjunto numa determinada tarefa, aumenta a sua motivação e satisfação no trabalho. Nas questões realizadas ao psicólogo, iremos constatá-las.

Walton é professor associado de Psicologia na Escola de Humanidades e Ciências. Muitas das suas pesquisas observam os processos psicológicos que contribuem para os principais problemas sociais e como as intervenções direcionadas e podem ajudar a resolvê-los.

A pandemia atual afetou alguns locais de trabalho, fazendo com que algumas organizações trabalhem remotamente. Como é que as pessoas podem sentir que ainda estão a trabalhar juntas, embora estejam distantes fisicamente?

Walton refere que é importante lembrar que a “união” é uma experiência objetiva e psicológica. Podem estar fisicamente separados, mas ainda assim terem um sentimento de união e trabalho em equipa.

Esse sentimento de união também é importante no local de trabalho. Em vários estudos, observou-se a hipótese de que dicas simples para trabalhar em conjunto, aumentariam a motivação das pessoas.

Efetivamente, as pessoas extraem a motivação pela oportunidade de trabalharem com outras pessoas.

Existe alguma sugestão para inspirar a união entre colegas de trabalho que se encontram a trabalhar remotamente?

Para aqueles que têm a sorte de ter um trabalho em que podem continuar remotamente, existem maneiras de manter um senso de união e um propósito comum. Pode estar sozinho, na sua casa e a trabalhar para concluir um projeto. Mas se receber um e-mail de um colega de trabalho com algumas ideias ou sugestões para o seu projeto, pode sustentar a sensação de que estão a trabalhar em conjunto para realizar o mesmo trabalho.

Que ambiguidades comuns são demonstradas acerca da motivação?

Um dos maiores equívocos sobre a motivação é o que define que esta se remete apenas a si. É a ideia de que  motivado pelo que lhe interessa, pela sua paixão, pelo que é bom ou pelo que escolhi para si.

Há verdade nisso. Mas está incompleto. As pessoas são fortemente motivadas por outras pessoas. Relacionamentos diretos entre as pessoas também são importantes para aumentar a motivação. Descobrimos que sugestões tão pequenas quanto um aniversário partilhado podem criar um senso mínimo de conexão social entre as pessoas – e isso pode facilitar a partilha social da motivação.

Porque é que a união é importante?

O ser humano é um animal social e feito para estar próximo dos outros. É por isso que a sensação de solidão, especialmente por longos períodos de tempo, é uma das experiências mais tóxicas que uma pessoa e um corpo podem ter. É um fator de risco maior para a morte ou desenvolvimento de uma doença do que fumar.

Uma enorme vantagem competitiva que temos como espécie é que estamos dispostos a trabalhar com outras pessoas em tarefas comuns. Procuramos aprender uns com os outros e a partilhar rapidamente as inovações que uma pessoa desenvolve. Se outra pessoa encontrar uma maneira melhor de construir um widget, podemos copiá-la. E estamos motivados para colaborar, para compartilhar objetivos e esforçarmo-nos para realizar tarefas conjuntas. Nenhuma pessoa, sozinha, pode construir um negócio multinacional ou desenvolver uma vacina. Mas podemos fazer essas coisas em conjunto. O desenvolvimento cultural e a mudança aceleram porque somos capazes e motivados para trabalhar em equipa.

Qual o melhor conselho para os tempos atuais?

Vamos socializar à distância! Vamos manter-nos em pensamentos, estender a mão, comunicar e trabalhar conjuntamente nos problemas que enfrentamos, para que possamos fazer progressos para as nossas famílias, as nossas comunidades, no nosso país e no nosso mundo.

Artigo original: Inspiring connections while working apart | Stanford News

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