“Estão a vender-nos a infelicidade, porque é na infelicidade que está o dinheiro.”
Matt Haig em Notes on a Nervous Planet
AS DIFICULDADES NA TOMADA DE DECISÃO NA ERA DIGITAL
Na Era das redes sociais, a tomada de decisão tornou-se muito mais difícil. E porque dizemos isto? Bem, há uma série de razões. Em primeiro lugar, as redes sociais são especificamente concebidas para tocar nas suas emoções, prender a sua atenção e mantê-lo envolvido (ou, em alguns casos, indignado). Os algoritmos, enquanto motores das redes sociais, trabalham de forma a mantê-lo constantemente a clicar em informação e a impedi-lo de utilizar o pensamento racional enquanto o faz. O segundo desafio na sua tomada de decisão é o fato de nunca ter existido tanta desinformação. Só em 2018, o Facebook removeu 1,5 bilhão de contas falsas. É difícil de compreender números tão elevados quanto estes.
Por vezes, a sua tomada de decisão é influenciada de uma forma não tão prejudicial, como por exemplo, quando decide comprar o gadget que viu no YouTube. Mas o impacto na sua tomada de decisão também pode ser mais grave, por exemplo, quando decide não votar nas eleições presidenciais resultado de todas as questões e opiniões que leu no Twitter.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A CONSCIÊNCIA
Então, o que pode fazer? Acreditamos que pode entender esta problemática através de dois pontos de vista (relacionados) da Inteligência Emocional. O ponto de partida é reconhecer que a sua tomada de decisão está propensa a ser emocionalmente afetada sempre que se encontra on-line. É, por isso, necessário aumentar a autoconsciência emocional de forma a reduzir as hipóteses de ser direcionado a tomar más decisões.
A autoconsciência emocional é a capacidade de compreender as emoções que estamos a experienciar – ou seja – estar consciente de como determinada emoção o faz sentir e ser capaz de diferenciar uma variedade de emoções. A autoconsciência é também a capacidade de identificar triggers emocionais, em outras palavras, qual é a causa da reação emocional. É, por isso, valioso tratar as emoções como informação sobre o mundo externo.
Apresentamos dois aspetos da autoconsciência emocional que estão intrinsecamente vinculados, mas que podemos considerar e empregar separadamente.
CONSIDERE AS SUAS EMOÇÕES
Em primeiro, existe o que se pode referir como autoconsciência imediata – estar consciente, no momento, das emoções que se está a experienciar, e como estas podem influenciar o seu comportamento. Tradicionalmente, quando falamos de autoconsciência emocional, é a isto que nos referimos. Quando utilizamos as redes sociais, a autoconsciência emocional pode atuar como um sistema de alerta precoce quando estamos verdadeiramente conscientes das emoções que estamos a sentir.
Este ponto permite invocar outro ponto chave da inteligência emocional: o controle de impulsos – que pode fornecer a oportunidade de realizar alguns testes antes de tomar uma decisão, por exemplo, “se eu não precisava deste gadget há uma hora, por que penso que preciso agora?”. Pessoas com autoconsciência bem desenvolvida podem usar informações emocionais para ajudá-los a modular e adaptar as suas reações aos triggers.
ANTECIPE AS SUAS RESPOSTAS EMOCIONAIS
O segundo ponto importante da autoconsciência emocional é o que se pode referir como autoconsciência estratégica – a capacidade de antecipar a reação emocional a uma determinada situação, sendo esta capacidade baseada em experiências passadas.
Consideremos o exemplo de falar em público. Se é algo que faz regularmente, as experiências anteriores dão informação de como é expectável que se sinta em futuras situações semelhantes. Esta é uma informação importante, uma vez que permite desenvolver estratégias para gerir as emoções que podem ser consideradas disruptivas.
No caso das redes sociais, este conhecimento prévio de como as emoções foram desencadeadas permite identificar os triggers, à medida que surgem, e agir ou até evitá-los. Compreender o impacto que as redes sociais têm nas suas emoções proporciona uma poderosa motivação para limitar o tempo que passa ao telemóvel ou ao computador.
Em qualquer situação, é possível aproveitar a autoconsciência emocional para fazer três perguntas principais:
SOLUÇÕES
Apresentamos algumas soluções que pode passar a implementar. Durante a próxima semana, quando estiver a utilizar redes sociais, faça uma pausa em intervalos regulares e tente nomear a emoção que está a sentir naquele momento. Em seguida, tente identificar o trigger por detrás da sua emoção e anote-o. No final da semana, certamente irá identificar alguns padrões nas suas notas. Tenha também em atenção a hora do dia e o seu estado emocional antes da utilização das redes sociais.
Esta reflexão pode ajudá-lo na sua autoconsciência estratégica, identificando antecipadamente os triggers emocionais que provocam emoções menos positivas.
Os seus gastos online podem até ser reduzidos. Usar a sua inteligência emocional pode economizar dinheiro!
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Artigo Original: Emotional Intelligence in the Age of Social Media(Kinch Lyons)